10 apresentações para se emocionar com orquestras e coros que venceram o isolamento com ajuda da tecnologia
Inspiração

10 apresentações para se emocionar com orquestras e coros que venceram o isolamento com ajuda da tecnologia

Corais e orquestras de todo o mundo estão realizando concertos emocionantes em casa durante o isolamento por causa da pandemia do coronavírus. Com diferentes temas, número de participantes e formatações em vídeos, os músicos estão amenizando a dor de ter suas programações canceladas. E contam com o consolo de estar atingindo públicos diferentes.

Muitos músicos em quarentena estão se reunindo para tocar e cantar suas peças favoritas em várias redes sociais. São performances que, se não têm a ambiência aural de uma sala de concerto ou um grande teatro, são exuberantes em emoção. Confira 10 performances, entre elas destaques da lista do site "Classic FM" e outras de algumas de nossas orquestras brasileiras.

1) Orquestra Sinfônica Brasileira

A Orquestra Sinfônica Brasileira lançou no Instagram a série OSB Ao Vivo de Casa. Os músicos da orquestra apresentam peças curtas, gravadas informalmente, em casa. O mais recente, publicado sexta-feira (3/4), traz o violinista Andre Rodrigues tocando "Sonata Arpeggione", de Franz Schubert.

Instagram URL not provided

2) Orquestra da UCS

O maestro Manfredo Schmiedt, da Orquestra da Universidade de Caxias do Sul, conduziu os 12 integrantes à distância nessa quinta-feira (2) na série UCS Orquestra Quarentena. Eles interpretaram a "Gabriel's Oboé", de Ennio Morricone, da trilha de "A Missão". Originalmente composta para oboé e cordas, ganhou trompa, vibrafone, clarinete e fagote para que todos pudessem participar.

3) Orquestra Sinfônica da Bahia

A Orquestra Sinfônica da Bahia está promovendo em sua página no Instagram a #OSBAflix - Especial Quarentena, com lives temáticas. A semana encerrada em 5 de abril foi do Cine Concerto, com integrantes tocando trilhas sonoras vestidos a caráter, remetendo a filmes como "MIB — Homens de Preto" e "A Família Addams". Programa para adultos e crianças.

Instagram URL not provided

4) Couch Choir

Foram precisos apenas dois dias para que mil pessoas de 18 países diferentes enviassem um vídeo cantando "(They Long To Be) Close To You" de Burt Bacharach. O resultado é simplesmente maravilhoso.

5) Girl Choristers da Holy Trinity Church

Holy Trinity é uma igreja georgiana deslumbrante em Guildford, na Inglaterra, que teve que cancelar o culto do domingo das Mães. Mas as Girl Choristers e seu diretor Nick Graham ainda estavam determinados a cantar para suas mães, avós e todos que precisavam ouvir uma bênção inspiradora de John Rutte.

6) Cello Octet Amsterdam

Uma versão reconfortante de "Da Pacem Domine", do compositor estoniano Arvo Pärt, é executada pelo Cello Octet Amsterdam, onde os oito músicos aparecem ao mesmo tempo na tela.

7) Orquesta Sinfónica Castilla Y León

"Em momentos difíceis, a música encurta distâncias." Com essa frase a orquestra espanhola inicia o vídeo onde seus músicos executam "‘Ode À Alegria", de Beethoven (1770-1827). O resultado é lindo.

8) The West Australian Symphony Orchestra

Simon Kruit organizou a execução do clássico "Bolero" de Ravel (1875-1937) com a ajuda do contrabaixista John Keene. Os músicos da orquestra australiana gravaram suas partes separadamente e os clipes foram editados posteriormente nessa montagem divertida.

9) NYYS Orchestra

Liderada por Michael Repper, a The New York Youth Symphony cancelou seu concerto de primavera no Carnegie Hall. Em uma demonstração emocionante de esperança, os 71 músicos da orquestra formam um incrível mosaico na tela para tocar "Titan", da Sinfonia nº 1 de Mahler.

10) Alfie Boe e The Barricade Boys

Com a mensagem “Fique em casa e apoie o serviço nacional de saúde para que eles possam levar seus entes queridos para casa”, os Barricade Boys uniram forças com ex-membros do elenco de Les Misérables (Alfie Boe, Ramin Karimloo, John Owen-Jones, David Shannon, Alistair Brammer, Fra Fee e Rob Houchen) para esse impressionante desempenho de "Bring Him Home".

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest