10 músicas pop que têm samples e você (provavelmente) não sabia
Entretenimento

10 músicas pop que têm samples e você (provavelmente) não sabia

Por Guilherme Assumpção

Sabe quando você dá um play numa música e pensa "parece que já ouvi isso antes"? Talvez você realmente tenha ouvido mesmo. Afinal, na indústria fonográfica, já virou um costume samplear — ou seja, utilizar trechos de outras canções ao criar uma nova faixa. Abaixo, selecionamos dez hinos pop que têm samples escondidos.

‘Bad Liar’, Selena Gomez

De todas as músicas lançadas em 2017, a "Billboard" americana elegeu "Bad Liar" como a melhor. A escolha pode ter sido contestável, mas é difícil negar que Selena fez um uso brilhante do sample de "Psycho Killer", dos Talking Heads, no comecinho deste single chiclete.

‘Hung Up’, Madonna

A Rainha do Pop obviamente também é adepta ao sample. Em 2005, Madonna pediu pessoalmente aos integrantes do ABBA para usar o início do hit "Gimme! Gimme! Gimme!" no primeiro single do álbum "Confessions on a Dance Floor". Para a nossa alegria, o grupo disse "sim" sem pensar duas vezes.

‘Hold Up’, Beyoncé

O aclamado álbum "Lemonade", de 2016, tem "Hold Up" como um de seus pontos altos. O que poucos sabem é que um trecho da música já havia sido usada 53 anos antes pelo cantor Andy Williams, na faixa "Can't Get Used to Losing You".

‘Like Mariah’, Fifth Harmony

Para uma música chamada "Like Mariah", nada mais justo do que samplear um hit de... Mariah Carey. O "tchururu" de "Always Be My Baby" encaixa perfeitamente nesta faixa presente no primeiro álbum das meninas do Fifth Harmony, "Reflection".

‘Anaconda’, Nicki Minaj

Se muitos esnobam "Baby Got Back", do Sir Mix-a-Lot, Nicki abraça seu espírito trash e a transforma num hit bilionário que apresenta à nova geração o famoso verso "oh my God, look at her butt" — ou "ai meu Deus, olha a bunda dela", em tradução livre. A cara dela!

‘Swish Swish’, Katy Perry e Nicki Minaj

A suposta alfinetada de Katy em sua nêmesis, Taylor Swift, começa com uma estranha voz que, na verdade, foi retirada da música "I Get Deep", do DJ Roland Clark. Agora, você já sabe de onde veio a frase "they know what is what, but they don't know what is what".

‘Venus’, Lady Gaga

Quem der um play em "Rocket #9", do duo francês Zombie Zombie, vai perceber imediatamente qual parte desta música foi sampleada pela Mother Monster nesta faixa do álbum "Artpop".

‘Goodnight n go’, Ariana Grande

Engana-se quem pensa que esta faixa, presente no mais novo álbum de Ariana, o "Sweetener", é 100% original. Boa parte da letra e ritmo de "Goodnight n go" é sampleada de... "Goodnight and Go", lançada pela compositora britânica Imogen Heap, de quem Ariana é megafã, em 2005.


‘I Like It’, Cardi B, Bad Buddy e J Balvin

A nova dona do rap mundial também foi longe em suas referências. Seu hit mais recente, que chegou ao primeiro lugar da Billboard Hot 100, tem samples de "I Like It Like That", famosa na década de 1960 na voz do cantor de boogaloo Pete Rodriguez. Daí vem o conceito latino do clipe, que já se aproxima dos 500 milhões de visualizações no YouTube.

‘Sticky Dough’, Wanessa Camargo

A referência é sutil, mas parte de "Sticky Dough" foi retirada de "Dangerous", música do grupo de k-pop f(x). Artista brasileiro sampleando pop coreano? Temos!

Ouça todas essas músicas na playlist do Reverb "Os melhores samples na música pop" no Spotify:

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest