10 startups de tecnologia ligadas à música que apontam novas direções — com foco em receita para os artistas
Tecnologia

10 startups de tecnologia ligadas à música que apontam novas direções — com foco em receita para os artistas

Na indústria antigamente conhecida como fonográfica, nem sempre as notas musicais são as mais importantes. Para criar novas tecnologias e alavancar o futuro de artistas e do business, são necessárias notas de dólar. A empresa aceleradora Techstars Music atua por esse caminho e já colheu importantes resultados nos últimos quatro anos. Ela trabalha com startups de tecnologia em busca de transformações e adaptações inovadoras para a indústria. Para 2020, já existem 10 projetos encaminhados que, depois de um período de incubação, vão ser apresentados diante de 400 investidores e executivos.

O diretor-gerente da Techstars Music , Bob Moczydlowsky, ex-diretor de música do Twitter, diz que as empresas escolhidas representam as maiores e mais brilhantes “tecnologias escalonáveis das quais a indústria da música pode se beneficiar”. Enquanto o foco do ano passado foi em produtos para o consumidor, o grupo deste ano se concentra mais em novos direcionadores de receita para artistas do setor.

O diretor-gerente da Techstars Music , Bob Moczydlowsky diz que os projetos podem beneficiar a industria da música. Foto: Getty Images
O diretor-gerente da Techstars Music , Bob Moczydlowsky diz que os projetos podem beneficiar a industria da música. Foto: Getty Images

"Investimos em empresas que resolvem problemas para a música, trabalhando com ferramentas criativas e inteligentes e novas formas de fazer música. E, finalmente, procuramos os criadores mais talentosos e incríveis, que estão em posição de começar a reinventar e impulsionar a maneira como as indústrias da música e do entretenimento funcionam daqui a cinco ou sete anos", disse Moczydlowsky à "Rolling Stone".

A empresa, que recebeu centenas de inscrições para a rodada deste ano, selecionou apenas 10 startups, que se reunirão em Los Angeles para um período de desenvolvimento e treinamento. Em maio, vão se reunir e defender seus projetos diante de 400 investidores e executivos da indústria musical. Conheça as dez empresas envolvidas na disputa e ...

Audigo Labs

O Audigo Labs é um estúdio de gravação de bolso, com qualidade profissional, que permite que músicos, podcasters e criadores de conteúdo capturem, editem e compartilhem áudio de qualidade profissional sem dificuldade.

Delta AI

A Delta protege os direitos digitais e a identidade da marca das empresas de entretenimento através da detecção e rastreamento de deepfakes. A plataforma permite que a empresa identifique, monitore e responda ativamente ao conteúdo pernicioso.

Elastic Audio

A Elastic Audio democratiza o áudio moderno para criativos digitais e desenvolvedores de jogos com ferramentas leves e um mercado de amostras e efeitos. Ela busca ser o que a GPU (graphics processing unit) moderna fez para a área gráfica e, assim, se tornar o principal mecanismo de áudio que alimente todos os projetos, equipes e hardware.

Entertainment Intelligence

A Entertainment Intelligence coleta, limpa, categoriza e enriquece dados para uma ampla variedade de empresas de entretenimento. Também gera relatórios e painéis do setor para ajudar os clientes a entender seu mercado, economizar tempo e aumentar a eficiência.

Fanaply

A Fanaply cria itens digitais colecionáveis — como buttons e pôsteres virtuais — para fãs de artistas, atletas e equipes esportivas. São artigos em edição limitada que podem ser distribuídos como brindes ou trocados entre fãs. Em tempos de ganhos reduzidos com streaming, isso muito intere$$a aos artistas e seus empresários.

FanSifter

O FanSifter é uma plataforma de análise de dados de fãs para ajudar a vender mais ingressos em eventos de música, entretenimento e esportes. Os usuários economizam horas de marketing com ferramentas de segmentação e criação de perfil, permitindo a oferta certa ao público certo.

Splashmob

O Splashmob está construindo ferramentas para capacitar locais, equipes e artistas para interagir e envolver seu público em tempo real e em escala, durante eventos ao vivo.

Strangeloop

A Strangeloop Studios é uma empresa de conteúdo audiovisual que cria novas mídias, shows ao vivo e experiências com o público, incluindo a parceria entre artistas virtuais com músicos e designers visuais.

TribeXR

O TribeXR produz treinamento imersivo de habilidades para indústrias criativas. Seu primeiro produto, Tribe XR DJ School, está transformando jovens em sem a necessidade de nenhum equipamento de áudio profissional.

ULO

A ideia é criar "portais de experiência" que oferecem curtas imersões em ambientes virtuais, criados em lugares com alta circulação de pessoas a pé (como shopping centers ou terminais rodoviários).

Tags relacionadas:
TecnologiaCriatividadeLista

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest