Por Guilherme Assumpção
Só quem ama música de verdade sabe que ela pode ajudar a enfrentar os momentos mais difíceis. Não importa o quão problemática esteja a sua vida, tudo pode melhorar com o apertar de um play. Pensando nisso, selecionamos 17 canções pop perfeitas para quem precisa dar um up na sua saúde mental — dia 10 de outubro, inclusive, é o Dia Mundial da Saúde Mental. Confira a lista abaixo e não se esqueça de que tudo passa.
Nesse single, o canadense Shawn Mendes explica exatamente o que é sofrer de ansiedade. Às vezes, tudo o que precisamos é saber que não estamos sozinho nessa luta.
Esta música deixa claro que, para ficarmos em paz com o nosso momento atual, precisamos aceitar quem fomos no passado.
Ariana Grande, que desenvolveu estresse pós-traumático causado pelo atentado em seu show em Manchester, em maio de 2017, escreveu uma música para nos alertar que, apesar de toda a confusão, cuidar de si é preciso.
Quem também transformou um trauma em música foi Kesha. Neste hit, a cantora manda um recado poderoso para o produtor Dr. Luke, a quem atualmente está processando por abuso sexual, físico, verbal e psicológico.
A lição deste single de Lady Gaga é simples: abrace a sua escuridão e lute.
Sabe quando você está tentando ficar bem, mas tem alguém tornando essa tarefa difícil? Então, essa música é perfeita para a sua situação.
É importante saber que, mesmo não sendo fácil superar uma fase complicada, tudo vai passar e, no fim, você provavelmente terá aprendido uma lição importante. É o que canta Pabllo Vittar.
Nesta música do álbum "Fearless", Taylor Swift, a diva dos swifties faz a experiência do ensino médio parecer um pouco mais fácil.
Se é a sua autoestima que tem prejudicado a sua saúde mental, ouça as palavras de Pink: "Nunca sinta que você é menos do que perfeito!"
"Vá em frente e tente me derrubar. Eu estarei me erguendo do chão como um arranha-céus", diz Demi Lovato neste single de seu terceiro álbum de estúdio, o "Unbroken".
Essa aqui é pra se jogar. Não se critique tanto e saiba que você pode dançar como a Beyoncé, rebolar como a Shakira, cantar como a Rihanna e posar como a Madonna!
Volta e meia alguém pode cortar as suas asas. Mas, no final das contas, Sia canta que você ainda pode voar como um pássaro livre e cantar conforme a sua melodia.
A estrada é longa e se sentir perdido é natural, mas é importante saber que vale a pena viver, né, Justin Bieber?
Essa já é clássica, né? "Minha solidão não está me matando mais".
CLÁSSICA DEMAIS, né? E lembre-se: "palavras não podem te derrubar", como canta Christina Aguilera.
Se você é daqueles que não melhoram com frases clichês, entre para o clube de Alessia. Ela sabe que precisa enfrentar os monstros que a mantém acordada à noite e está disposta a encarar esse desafio.
Essa música expressa como é querer tirar a própria vida, mas termina com um pensamento muito importante: "Eu não quero mais chorar, eu quero me sentir vivo, eu não quero mais morrer". O título da canção é o telefone do serviço de prevenção de suicídio nos Estados Unidos. No Brasil, você pode ligar para o Centro de Valorização da Vida no número 188.
Ouça a playlist do Reverb "17 músicas pop que são como remédio para a saúde mental" no Spotify:
Inspiração
Argentina institui cota mínima de 30 % de mulheres em eventos musicais
Entretenimento
Led Zeppelin: discos clássicos inspiram nova coleção de carrinhos de brinquedo
Entretenimento
Melhores relançamentos do ano pela NPR incluem Aretha, Elvis e... a brasileira Ana Mazotti
Entretenimento
Projeto de arte junta dois Fabrizio Moretti: o brasileiro dos Strokes e um colecionador italiano
Inspiração
Dez canções rebeldes que agitaram as ruas no Chile, em Hong Kong e em outros pontos do globo em 2019
Entretenimento
Chorão: contradições e trajetória trágica marcam documentário que levou seis anos para ser finalizado