21 bandas que mostram como o rock no Brasil vive
Entretenimento

21 bandas que mostram como o rock no Brasil vive

0Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do Pinterest

Publicidade

Ainda é bem comum ouvir que depois do sucesso dos Raimundos, o rock no Brasil morreu. Realmente, o rock não tem tanto espaço nas rádios tradicionais como gêneros mais populares, caso do sertanejo e do pagode. Mas você já ouviu falar na cena independente do rock nacional? 

NOSTALGIA: Relembre os shows de Iron Maiden, Scorpions, Megadeth e Sepultura no Rock in Rio

LEIA TAMBÉM: Guitarrista, engenheiro e Uber: a vida de Lucastelo da banda MTW

Após a grande onda no início dos anos 2000 - quando o rock era prioridade nas gravadoras e, consequentemente, nas rádios -, a cena nacional passou por uma grande reformulação e parte dela deu-se ao investimento independente. As bandas passaram a produzir material audiovisual focando esforços em meios de distribuição via plataformas de streaming, alcançando e fidelizando público capaz de lotar shows por todo o Brasil. 

Está por fora do que tá rolando? Preparamos uma lista pra você com 21 bandas do rock nacional que exploram diferentes e ricas sonoridades e têm feito muito barulho por aí:

1. Scalene 

 Escutar os discos do Scalene e acompanhar a evolução da banda é experimentar uma chuva de referências das mais diversas. Sem medo de inovar, a banda conta com quatro álbuns que carregam riquíssimos e variados elementos.

“As nossas referências vão mudando ao longo do tempo. Em cada álbum, o Scalene deu um passo em uma nova direção. Todos os integrantes têm bandas que curtem em comum, e, ao longo do tempo, fomos conhecendo novas músicas e bandas que dão para agregar no nosso trabalho. Quando começamos, a principal ‘escola’ que nos influenciou foi o post-hardcore, mas a partir de então fomos para muitas direções”, disse Tomás Bertoni, guitarrista da banda.

As mudanças pessoais também viraram referência para os novos sons da banda. “O crescimento tem a ver com amadurecimento. Em nosso primeiro álbum, todo mundo tinha 20 anos e, agora, seis anos se passaram. Com o tempo vamos ficando mais maduros, evoluindo e isso influencia no que estamos fazendo. Mesmo assim, sempre tem uma personalidade ‘Scalene’ em comum em tudo que criamos e abordamos nas letras, isso representa bem o que nós somos”.

Quando perguntamos sobre as maiores experiências que a banda viveu nos últimos anos, Tomás ressaltou o prazer de produzir álbuns e completou: “O Rock in Rio foi bem simbólico, fechou um ciclo para nós. Anos antes, traçamos algumas metas e, entre elas, estava o festival. Tocamos no Rock in Rio e deu tudo certo, começamos 2018 com novos ares e novas expectativas”.

2. Pense 

Pense numa pedrada, o som desses caras é amor à primeira vista. Em entrevista exclusiva para o Reverb, a banda contou um pouco sobre sua caminhada, composições e planos para o futuro: “O Pense está na ativa desde 2007. O objetivo era fazer um som que a gente gostasse, independentemente da quantidade de pessoas escutando e do retorno financeiro. Acabou dando certo no sentido de mais grana entrar do que sair, a ponto de alguns membros da banda largarem o emprego para se dedicar 100% à música”.

Responsável por boa parte das composições da banda, Lucas Guerra nos deu suas impressões sobre a repercussão que essas letras têm gerado nos fãs: “Eu fico feliz em ajudar as pessoas com as letras, para muita gente elas acabam sendo uma resposta. Mas eu espero que as pessoas entendam que nós não somos donos da verdade. Todos nós estamos em processo de aprendizado, e o objetivo do Pense é esse, compartilhar nossas experiências, provocar um despertar de consciência nas pessoas e ser feliz”.

A melhor coisa que podemos fazer para mudar o meio em que vivemos é mudar as nossas próprias atitudes. A gente vive a vida reclamando de tudo e esperando que as coisas fiquem a nosso favor para sermos pessoas melhores ao invés de sermos diferentes daquilo que consideramos ruim. A ideia que trazemos de ‘espiritualidade’ é basicamente o exercício do amor, essa é a verdadeira “religação com o divino” (religião), independentemente do que cada um acredita. O que a gente tenta levar para as pessoas com o Pense é isso: conhecer a si mesmo, enxergar os próprios defeitos e tentar evoluir como ser humano”.

3. Far From Alaska 

Você já ouviu falar em Emmily Barreto? Tem sido comum ouvir que a cantora é a melhor vocalista do rock nacional. E como duvidar? Se liga nisso:

Não é a toa que o Far From Alaska tem agenda cheia no Brasil, além de fazer turnês ao redor do mundo. O último trabalho da banda é o “Unlikely”, disco composto por faixas com nomes de animais e uma sonoridade estimulante.

4. Fresno 

A Fresno é velha conhecida, mas vale o destaque pela relevância no cenário atual, além do público fiel, que segue lotando shows em todo o Brasil. Ah, sim, e o estilo deles mudou e evoluiu muito com o tempo.

“Eu Sou a Maré Viva” e “A Sinfonia de Tudo que Há” são trabalhos que representam grande inovação na carreira dos músicos. As participações de alguns artistas como Emicida e Lenine, e a diversidade musical apresentada nos álbuns representam a constante evolução da banda. 

Atualmente, a banda trabalha em cima de “Natureza Caos”. Este projeto marca uma nova fase em sua carreira, com um som mais pesado, riffs marcantes e uma série de videoclipes cinematográficos.

5. Supercombo 

Supercombo vem tomando a linha de frente da cena do rock nacional. Com um canal no YouTube muito ativo e emendando um projeto atrás do outro, a banda se destaca com letras que retratam as adversidades do dia a dia. 

Recentemente, a Supercombo gravou um projeto acústico com 22 faixas, todas com diferentes participações especiais. Além disso, os músicos já lançaram quatro álbuns, um EP e estão em processo de produção de mais um trabalho.  

6. Ego Kill Talent 

A banda de rock paulistana foi formada em 2014 e seu nome carrega a versão encurtada do ditado "Too much ego will kill your talent” (“muito ego vai matar seu talento”). Apesar do pouco tempo de estrada, a banda já tem muitas histórias para contar. Você sabia que os caras já abriram shows da turnê de Foo Fighters e Queens of the Stone Age pelo Brasil? Vale a pena conferir o som da banda!

7. Medulla 

Medulla é a junção musical dos gêmeos Keops e Raony. Abordando sempre temas bem atuais, reflexivos e existenciais, a banda foca na diversidade sonora. Se liga nesse som, duvido você não viciar.

8. Project46

Project46 é metal e metal do bom. A banda tem dez anos de estrada e já se apresentou em grandes festivais como o Monsters of Rock, Maximus Festival e Rock in Rio. Vale ressaltar a qualidade das produções da banda e letras bem trabalhadas. Dá uma olhada!

9. Dona Cislene 

Formada em Brasília, a Dona Cislene mistura influências do punk e do rock alternativo. Os caras já abriram shows do Offspring no Brasil e recentemente lançaram a faixa “Anunnaki”. 

10. Bullet Bane 

A banda foi formada em 2010, com o nome de Take Off The Halter. Em 2011, o grupo virou Bullet Bane ao lançar seu primeiro álbum, “New World Broadcast”. De lá para cá, eles já tocaram ao lado de NOFX, No Fun At All, A Wilhelm Scream, Millencolin, entre outros sucessos do hardcore. “Gangorra” e “Mutação” são duas músicas que dizem muito sobre o som deles. Confere lá ;)

11. Menores Atos 

Quatro anos após lançar “Animalia”, seu álbum de estreia, Menores Atos volta com “Lapso”, disco desse ano que surpreende pelos detalhes caprichosos da produção. 

12. Sound Bullet 

Se você curte gastar tempo pensando sobre o que nos move, sobre a repercussão de nossas atitudes e nossas responsabilidades, você vai amar Sound Bullet. Comece com “Doxa”, passe por  “O que me prende?” e depois de ouvir “Em Um Mundo de Milhões de Buscas” nos conte o que achou :)

13. Francisco, El hombre 

Se rock’n roll é atitude, Francisco el Hombre chegou na cena chutando tudo. Composta por irmãos mexicanos radicados no Brasil, a banda explora muitos elementos latinos e está sempre abordando temas sociopolíticos. A música “Triste, Louca ou Má” foi indicada ao Grammy Latino de melhor canção em língua portuguesa de 2017.

14. Selvagens à Procura de Lei 

Formada no Ceará, Selvagens à Procura da Lei traz, em seus espectros, a essência nordestina e a crítica social. Se isso te parece nebuloso, escute “Brasileiro”, que você vai entender! 

15. Ponto Nulo no céu 

A banda catarinense Ponto Nulo No Céu foi formada há mais de 10 anos, e entre idas e vindas, lançaram o último trabalho, “Pintando Quadros do Invisível”, capitaneado pelo clipe da faixa “Norte”. 

16. Versalle

Diretamente da cidade de Porto Velho, Versalle se destaca com faixas como “Verde Mansidão” e “Dito Popular”. No ano de 2016, a banda foi indicada ao Grammy Latino, concorrendo a premiação de melhor álbum de rock em língua portuguesa com “Distante em Algum Lugar”. 

17. Zimbra 

Zimbra é rock, pop, alternativo e ao mesmo tempo muito singular, explorando diferentes sonoridades a cada trabalho. As letras sempre trazem pontos de vista diferentes acerca do amor e dos relacionamentos, caso de “Meia-vida” e “Já Sei”.

18. Vivendo do Ócio 

Vivendo do Ócio é mais uma banda que vem do nordeste do país. Formado em Salvador, o grupo já coleciona diversos prêmios. Ouça “Nostalgia”, música que foi divisor de águas para a carreira deles.

19. Vanguart 

Com pegada indie rock, o Vanguart conta com a voz de Helio Flanders como carro-chefe. “Tudo Que Não For Vida" é um ótimo cartão de visitas e um caminho sem volta: você vai se apaixonar pela voz desse homem.  

20. Maglore  

Mais uma cria de Salvador, Maglore é banda de rock alternativo que vem trilhando um sólido caminho na cena independente brasileira. Se você é daquele tipo de pessoa que gosta de escutar músicas em busca de cada referência, seja na letra ou na sonoridade, escute esses caras. Nada melhor do que começar por essa música aqui.

21. Vespas Mandarinas (Não sei o que fazer comigo)

Pop Rock recheado de influências latinas, Vespas Mandarinas teve seu disco de estreia, "Animal Nacional", indicado ao 14º Grammy Latino na categoria melhor álbum de rock brasileiro", em 2013. “Não Sei o Que Fazer Comigo”, segunda faixa do trabalho, já bateu mais de 2 milhões de visualizações no YouTube. 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest