50 anos do homem na lua: 'An Ending’, música de Brian Eno, ganha vídeo gravado por astronauta no espaço
Tecnologia

50 anos do homem na lua: 'An Ending’, música de Brian Eno, ganha vídeo gravado por astronauta no espaço

Publicidade

Antes de lançar a versão remasterizada do álbum "Apollo: Atmospheres and Soundtracks", de 1983, Brian Eno deu uma palinha do que vem por aí ao compartilhar um novo videoclipe da música "An Ending (Ascent)" gravado do espaço. As imagens incríveis mostram diversas partes da Terra. Os registros — gravados em 4K — foram feitos pelo astronauta americano Jeff Williams, durante o período em que ele ficou em missão na Estação Espacial Internacional, em 2016. 

LEIA MAIS: Compositores de música clássica criam obras baseadas nos astros de nossa galáxia

VEJA TAMBÉM: Ao infinito e além de 'Star Wars': 6 trilhas de filmes de ficção científica que você precisa conhecer

A faixa é uma das 12 que integram o álbum, produzido originalmente para servir de trilha sonora para o documentário "For All Mankind", lançado em 1983. O filme mostra os bastidores do Programa Apollo, coordenado pela Nasa, com o objetivo de levar o homem à Lua. Por conta disso, é possível perceber uma certa "lentidão" na melodia, análoga à ideia da movimentação humana sob os efeitos da gravidade no satélite natural.  

Do espaço, o astronauta Jeff Williams registrou imagens da superfície da Terra / Foto: Reprodução
Do espaço, o astronauta Jeff Williams registrou imagens da superfície da Terra / Foto: Reprodução

"An Ending" já foi usada como trilha sonora para uma série de produções audiovisuais, incluindo os filmes "Traffic", de Steven Soderbergh, "Drive", de Nicolas Winding Refn, e "Extermínio", de Danny Boyle. Além disso,é possível perceber a influência da música de Eno até mesmo na introdução de "Where The Streets Have No Name", música do U2, com quem o compositor e produtor já trabalhou várias vezes.

A nova versão de "Apollo: Atmospheres and Soundtracks" tem data de lançamento prevista para 19 de julho, em versões física e digital. Brian, Roger Eno, seu irmão, e Daniel Lanois se reuniram novamente, pela primeira vez, para regravar o projeto especial — e espacial, com o perdão do trocadilho. 

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest