7 aplicativos para fazer música de forma colaborativa
Tecnologia

7 aplicativos para fazer música de forma colaborativa

0

Publicidade

Diversos aplicativos criados para fazer música de forma colaborativa foram desenvolvidos nos últimos anos graças aos avanços da tecnologia. O aumento da capacidade de armazenamento das chamadas 'nuvens', melhores conexões de internet, móveis ou não, e a crescente procura por novos artistas, produtores e engenheiros abasteceu esse mercado em ascensão.  

LEIA MAIS: As melhores extensões para ouvir música no seu navegador

VEJA TAMBÉM: 5 startups que provam que a vida de DJ não é fácil

Abaixo, reunimos uma seleção de sete apps fundamentais para quem quer se conectar com seus companheiros de equipe ou com outros profissionais em diversas localidades do planeta. Veja:

Avid Cloud Collaboration

Gravando com sua banda remotamente? Não há problema. O Avid Cloud Collaboration permite que vários colaboradores trabalhem no mesmo projeto do Pro Tools. Tudo o que é necessário é o software e uma conexão com a internet. Desta forma, basta fazer login na sua conta da Avid e começar a colaborar com outras pessoas apenas clicando em "Arquivo>Iniciar colaboração". A partir daí, o Pro Tools salvará automaticamente sua sessão atual e a reabrirá como um projeto na nuvem, com todas as trilhas convertidas e prontas para serem compartilhadas.

Pibox Music

O Pibox Music é um serviço para artistas, produtores e engenheiros que oferece revisão de mixagem, comunicação, compartilhamento de arquivos e armazenamento em nuvem em um único local, simplificando a colaboração. Este app te ajuda a organizar, revisar e compartilhar notas sobre suas mixagens, destacando e comentando partes específicas de uma faixa. Ele também inclui recursos como bate-papo em tempo real, armazenamento em nuvem pessoal, compartilhamento de tela e dois recursos interessantes de economia de tempo para produtores de música: uma transposição da faixa, para que os vocalistas possam ajustá-la por si mesmos e um sistema determina automaticamente a chave e o BPM da faixa.

Soundtrap

O Soundtrap é um estúdio de gravação de música e também um podcast que oferece as mesmas capacidades de um DAW (digital audio workstation) moderno, mas online. É um aplicativo para vários dispositivos: funciona tanto em desktop como em dispositivos móveis. Todos os projetos são armazenados na nuvem, tornando-os acessíveis de qualquer lugar, e a interface é projetada de forma muito simples, para que você não precise de um conhecimento técnico avançado de produção musical para usá-la. Você pode até gravar diretamente do microfone do seu dispositivo ou conectar seu instrumento MIDI (Musical Instrument Digital Interface) nele. Mesmo com a versão básica gratuita, você pode trabalhar em até cinco projetos e ter acesso a 900 loops e 210 instrumentos e sons. As outras versões (Pro, Premium e Supreme) são pagas e aumentam o número de projetos que você pode salvar, além de dar acesso a outros recursos, com ainda mais loops e instrumentos.

Flat

O Flat é um software de notação musical colaborativo online que oferece a capacidade de gravar sua própria partitura diretamente no navegador da Web ou em qualquer dispositivo móvel. Você também pode compor sua partitura musical de forma colaborativa, convidando outras pessoas a participarem do seu projeto de pontuação, independentemente do tipo de dispositivo. Você pode começar sua próxima criação no seu computador, colaborar em tempo real com um amigo usando um Mac, compartilhar com um aluno usando um Chromebook e continuar compondo em seu trajeto pelo celular ou tablet.

SoundBetter

O SoundBetter é uma plataforma online que oferece classificados e postagens especificamente para contratar engenheiros de mixagem e masterização, cantores, compositores, produtores e músicos de estúdio. Você simplesmente envia uma postagem com os detalhes do seu projeto e recebe as cotações de uma série de profissionais oferecendo-se para o trabalho. Você também pode pesquisar profissionais por créditos, avaliações ou "sons" como tags de recomendação e contatá-los diretamente.

Ableton Link

O Ableton Link não é um aplicativo de colaboração musical de “longa distância”, mas é uma tecnologia colaborativa que permite os músicos tocarem junto com instrumentos eletrônicos, como computadores e telefones celulares, em uma rede local. Você só precisa pular na mesma rede e começar a interferir com outras pessoas usando qualquer software habilitado para Link (o que há cada vez mais hoje em dia), sem necessidade de cabos MIDI ou USB. Você nem precisa do Ableton Live.

Trackd

O Trackd é um aplicativo gratuito disponível apenas para iOS. Ele inclui tudo o que você precisa para gravar suas músicas com facilidade e mixá-las. A melhor parte desse app é que ele repensa completamente a noção do estúdio de gravação para um ambiente modular e baseado em nuvem: nele, você conhece os colaboradores, podem conversar entre si, enviar arquivos e atualizar as versões da música, etc. Basicamente, uma rede social para músicos. 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais