8 de janeiro é aniversário de Elvis Presley (1935) e David Bowie (1947)
Especial

8 de janeiro é aniversário de Elvis Presley (1935) e David Bowie (1947)

0Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do Pinterest

Publicidade

O Dia de Reis da religião cristã é dia 6 de janeiro, bem próximo da data do Dia de Reis da história do rock, dia 8, quando fazem aniversário dois capricornianos que mudaram a história da cultura pop. Elvis Presley veio ao mundo nesta data no ano de 1935, enquanto David Bowie nasceria doze anos depois, em 1947. Um mesmo dia que deu ao mundo dois líderes que usavam a música para mostrar novas formas de expressão.

LEIA MAIS: As mil e uma fases de David Bowie

REI DO ROCK: Elvis Presley está ajudando alemães a atravessarem a rua

Elvis Presley nasceu na pequena cidade de Tupelo e mudou-se para Memphis aos 13 anos, crescendo na encruzilhada do blues com o country que seria a base da construção de seu império. Ao fundir os dois gêneros em um novo som nos anos 1950 — que depois seria batizado de rock'n'roll —, ele antecipou a luta pelos direitos civis da década seguinte e começou a apagar as distinções entre música branca e música negra nas ondas do rádio e nas paradas de sucesso. Também funcionou como agente de propaganda para o governo norte-americano, seja em filmes ou como soldado no próprio exército de seu país, lentamente transformando o rock em algo essencialmente oposto ao que havia criado: em vez de libertador e popular, elitista e conservador. Morreu aos 42 anos no banheiro de sua mansão, Graceland. É considerado um dos grandes nomes da música do século passado e vendeu mais de 600 milhões de discos.

David Bowie, nascido no sul de Londres, na Inglaterra, viu a sociedade ser transformada por Elvis Presley e agiu como uma espécie de irmão caçula da primeira geração britânica influenciada pelo rock, composta pelos Beatles, Rolling Stones, Who, Kinks, Animals, Cream, entre outros. Começou a fazer sucesso no final dos anos 1960 — principalmente ao lançar uma música que funcionaria como trilha sonora para o pouso no homem da Lua ("Space Oddity", de 1969) —, mas foi a partir de 1972 que se tornou um astro, ao cruzar a barreira entre gêneros que caracterizava o personagem alienígena criado para seu disco-manifesto "Ziggy Stardust and the Spiders from Mars". Com Ziggy, Bowie transgredia entre gêneros, criando um híbrido de homem e mulher que é referência até hoje. 

Mas Bowie foi além. Abraçou a soul music e o cinema, o ocultismo e a cocaína, o rock alemão e a música eletrônica, o teatro e o punk rock, o sistema financeiro e o drum'n'bass. Flertou com tudo e com todos, transformou sua vida artística num circo midiático que funcionava como veículo para suas grandes canções. Resgatou as carreiras de Lou Reed e Iggy Pop do limbo e produziu discos emblemático dos dois, além de revelar o Kraftwerk para o mundo e gravar com John Lennon. Seu aniversário também marca o dia de lançamento de seu último disco, "Blackstar", 25º álbum de sua carreira, lançado dois dias antes de sua morte, em 10 de janeiro de 2016, e considerado um epitáfio perfeito para sua vida artística. Vivemos em um mundo imaginado por estes dois reis. 

PARABÉNS!

Outros aniversariantes desta data incrível ainda incluem a cantora Shirley Bassey (1937), o guitarrista dos Doors Robbie Krieger (1946) e o guitarrista dos Buzzcocks Steve Garvey (1958).

8/1/1958: 'Wake Up, little Susie'

Os Everly Brothers começam uma turnê por 17 cidades dos Estados Unidos numa apresentação no Coliseum, na cidade de Charlotte. No mesmo dia, apresentaram-se Buddy Holly, Royal Teens, Paul Anka, Margie Rayburn, The Rays, Shperde Sisters e Danny & the Juniors.

8/1/1969: Ultraje a rigor

Mick Jagger e Keith Richards foram barrados de um hotel em Lima, no Peru, por estarem vestindo apenas calças desenhadas pelos designers do movimento op art e nada mais. 

8/1/1972: Perfeita harmonia com o mercado

A banda The New Seekers chega ao topo da parada de singles no Reino Unido com a música "I'd Like to Teach the World to Sing (in Perfect Harmony)", que foi lançada num comercial da Coca-Cola e continha o verso "eu quero comprar uma Coca para o mundo". O comercial depois foi reverenciado na série "Mad Men".

8/1/1979: Culpem o Canadá!

A banda canadense Rush foi nomeada embaixadora oficial da música pelo governo de seu país. 

8/1/1991: 'When love and hate collide'

O guitarrista Steve Clark, da banda Def Leppard, foi encontrado morto por sua namorada, depois de uma noite de drogas, álcool e remédios. 

8/1/2001: Cada uma...

Uma mulher que acreditava que se comunicava por telepatia com Axl Rose foi detida pela polícia pela segunda vez perto da casa do cantor do grupo Guns N' Roses.

8/1/2006: Pela primeira vez no topo

O grupo norte-americano Strokes chega ao topo das paradas britânicas pela primeira vez ao lançar seu terceiro disco, "First Impressions Of Earth".

8/1/2010: Destino selado

O guitarrista do Led Zeppelin Jimmy Page esteve presente em uma cerimônia de lançamento de selos britânicos que homenageavam discos clássicos dos últimos 40 anos, como o quarto disco do Led, além de "Screamadelica", do Primal Scream, "Ziggy Stardust", de David Bowie, "Tubular Bells", de Mike Oldfield, "Let it Bleed", dos Rolling Stones, "London Calling" do Clash, entre outros. 

8/1/2016: 'The Only Way is Up'

Morre o cantor de soul norte-americano Otis Clay

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest