A história da fã que saiu com a camisa de The Specials e acabou se tornando co-autora em álbum da banda
Especial

A história da fã que saiu com a camisa de The Specials e acabou se tornando co-autora em álbum da banda

0

Publicidade

Dois anos depois de ser protagonista de uma foto que viralizou na internet, a modelo e ativista Saffiyah Khan passou de uma simples fã de The Specials para coautora em um álbum da banda. Ela é uma das compositoras da faixa "10 Commandments" (Dez mandamentos, em tradução livre), de "Encore", mais recente projeto do grupo britânico de ska. 

LEIA MAIS: A fã que rodou os EUA atrás de The National — e conseguiu cantar com Matt Berninger

VEJA TAMBÉM: Ouça as maravilhosas versões em ska do canal ‘Skatune Network’

O rosto e a história de Saffiyah ficaram conhecidos depois que uma foto dela durante um protesto em frente a Biblioteca de Birmingham correu a internet. Na imagem, ela aparece sorrindo tranquilamente diante de um representante do EDL (English Defence League), uma organização britânica de extrema-direita.

Saffiyah Khan: sorriso durante protesto fez foto viralizar / Foto: Getty Images
Saffiyah Khan: sorriso durante protesto fez foto viralizar / Foto: Getty Images

Naquele dia, a jovem saiu de casa vestindo uma camisa em que se podia ver o logotipo da sua banda do coração. Em pouco tempo, ela foi convidada pelo grupo para estar em um de seus shows e dali surgiu uma a aproximação. Assim, ela fez uma performance ao lado dos Specials no show que marcou a primeira vez em que a banda apresentou material novo com Terry Hall nos vocais em mais de 40 anos. 

A música de coautoria da fã é uma releitura baseada na faixa "Ten Commandments Of a Man", do americano Prince Buster, dos anos 1960. A letra original, com versos machistas e problemáticos, provocou no grupo o desejo de reescrevê-la. "Nos pareceu importante fazer uma versão contemporânea. O problema é que nossa tentativa acabou parecendo uma versão parodiada da música", contou o baixista Horace Panter, à "BBC". A ideia de chamar uma mulher para o projeto partiu daí.  

Saffiyah fingiu naturalidade ao receber uma ligação de Hall. Depois de ler o que o texto original dizia (versos como "porque eu sou seu homem, um homem muito ciumento e pronto para acabar com qualquer outro homem que interfira no nosso amor"), ela teve um bloqueio criativo por meses, até encontrar as palavras certas. "Eu só terminei a letra na noite anterior à da gravação", conta a jovem. 

Na versão final, o que se ouve é são os dez mandamentos de acordo com Saffiyah. Entre eles "Não ouvirás Prince Buster ou qualquer outro homem que ofereça conselhos em questões da minha própria conduta" e "mulheres não podem se virar umas contra as outras". 

"Não é como se a gente dissesse para as mulheres tiraram suas maquiagens e se tornarem militantes feministas. É sobre o básico do senso comum no tratamento uns com os outros", concluiu. 

Instagram URL not provided

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais