A história por trás do lendário estúdio de Maida Vale
Entretenimento

A história por trás do lendário estúdio de Maida Vale

Há lugares que são como templos da música mundial. No Reino Unido, especificamente, a lista de estúdios de gravação icônicos é enorme. Como não pensar no que Abbey Road representa para os beatlemaníacos ou como a história da música pode ser contada, em partes, ao passar pelo Olympic Studios, lugar onde, em 1963, os Rolling Stones gravaram seu primeiro single. Entre esses altares da música, está também o Maida Vale Studios, propriedade da BBC, localizado no coração de Londres. Ao longo de 84 anos, ele recebeu lendas da indústria, como Beatles, Nirvana e Beyoncé, para sessões de gravação. Porém, por decisão da companhia britânica, o estúdio vai fechar as portas.

Construído em 1909, o prédio onde ficam os estúdios de Maida Vale era sede de um clube de patinação. Por volta de 1930, o prédio abrigou a Orquestra Sinfônica da BBC e também serviu como uma espécie de estúdio alternativo para a rádio da companhia britânica durante a Segunda Guerra Mundial. Foi ali que o americano Bing Crosby fez a última gravação da sua vida. Em 2009, na comemoração pelos 75 anos do espaço, um show do Snow Patrol relembrou as melhores gravações que haviam sido produzidas lá.

Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Jay-Z… A gama de artistas que já passou pelo endereço da Delaware Road reflete a importância da edificação. A história do prédio é tão icônica, que quando a notícia do fechamento do estúdio foi anunciada, artistas iniciaram uma campanha nas redes sociais para tentar demover a BBC da ideia. Entre eles, Nigel Godrich, produtor do Radiohead. "Isso é completamente errado, equivocado... Chame do que quiser! Não destrua essa parte incrivelmente importante de nossa herança cultural", escreveu o produtor em sua conta no Twitter.

Durante 15 semanas em 1963, Maida Vale foi a casa de "Pop Go The Beatles", programa de rádio que os garotos de Liverpool comandaram. Antes do auge da beatlemania, a atração foi cancelada por conta dos números insatisfatórios de audiência, mas não sem antes eternizar versões ao vivo de “Please Please Me”, “Twist And Shout” ou “I Saw Him Standing There”.

O que se diz é que todo artista que realmente fez sucesso na indústria já passou por ali. Não para gravar álbuns inteiros - projetos longos não são muito “a cara” de Maida Vale -, mas para produções específicas de poucas faixas ou breves sessions para algum dos programas da BBC. Em 2011, Adele, no auge do sucesso do álbum "21", foi ao estúdio para apresentar músicas como "Rolling in the Deep" e "Don't You Remember". A música tema da série “Doctor Who”, transmitida há 55 anos na televisão britânica, foi gravada em Maida Vale.

Uma das principais características do Maida Vale é sua capacidade de funcionar tanto como um local de transmissão ao vivo, bem como um estúdio de gravação. Episódios inteiros de programas da BBC já foram gravados no local. Entretanto, para se adequar a uma nova formulação, a empresa optou por levar a estrutura do estúdio para um outro prédio no Parque Olímpico de Londres. Eles esperam que a mudança esteja terminada em 2022.

"Eu compreendo o quanto a nossa herança musical no Maida Vale significa para nós, para os artistas e para o nosso público em geral", afirmou o diretor geral da BBC, Tony Hall, em uma nota interna. "Essa não foi uma decisão fácil, mas nós estamos determinados em assegurar que música ao vivo siga no coração da BBC e realizar essa mudança nos dá a oportunidade de simplesmente manter isso”.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest