A língua dos Rolling Stones: logo faz 50 anos deixando para trás história de brigas contratuais e injustiças
Entretenimento

A língua dos Rolling Stones: logo faz 50 anos deixando para trás história de brigas contratuais e injustiças

Como a maioria dos assuntos relacionados a grandes estrelas do mundo da música, o logotipo criado há 50 anos para os Rolling Stones também tem uma longa história de criatividade, ego, dinheiro e brigas contratuais. O artista gráfico inglês John Pasche, não fazia ideia do que viria pela frente quando fez aquele desenho da boca com a língua pra fora, originalmente em preto e branco, pensando na possível irreverência da imagem.

Quando foi chamado para criar um pôster para a turnê europeia da banda em 1970, John Pasche estava no último ano de seu Mestrado em Artes na Royal College of Art em Londres. Ele se encontrou com Mick Jagger para discutir ideias. Uma semana depois, o desenhista voltou com uma arte que não agradou muito o vocalista. "Ele recusou, mas disse que tinha certeza de que eu podia fazer melhor", diz John em entrevista ao "The New York Times".

O logotipo original criado por John Pasche para os Rolling Stones. Foto: Getty Images
O logotipo original criado por John Pasche para os Rolling Stones. Foto: Getty Images

Ele acabou sendo contratado e encarregado da tarefa de criar uma identidade visual para a banda em abril do mesmo ano. O assessor da banda, Jo Bergman, pediu especificamente a para criar um logotipo ou símbolo que pudesse ser usado em papeis timbrados, capa de programas de shows e releases.

Meses depois surgiu a ideia depois de um novo encontro com Mick, que sugeriu algo simples e que pudesse funcionar por conta própria. O cantor mostrou ao designer uma ilustração da divindade hindu Kali, que Jagger havia visto em uma loja perto de sua casa e o que mais chamou sua atenção na figura foram a boca aberta e a língua protuberante da deusa. Isso derruba a ideia que muita gente ainda tem que o logotipo foi inspirado nos lábios grossos de Mick — pelo menos não intencionalmente.

A divindade hindu Kali, que inspirou o logo dos Rolling Stones. Foto: Reprodução
A divindade hindu Kali, que inspirou o logo dos Rolling Stones. Foto: Reprodução

O desenhista destaca outro aspecto de sua criação: "Queria que fosse um símbolo de protesto. É o tipo de coisa que as crianças fazem quando mostram a língua para você. Essa foi a principal razão pela qual pensei que funcionaria bem". O logotipo estreou em 1971, no álbum "Sticky Fingers" na contracapa, no selo e no encarte.

É impossível calcular o lucro que o logotipo trouxe aos Stones ao longo desses 50 anos. Alan Edwards, que trabalhou na publicidade da banda nos anos 80, disse que a banda “deve ter arrecadado um bom bilhão de libras em shows, vendas de discos e DVD, merchandising e exposições".

Mick Jagger e Keith Ricjhards (deitano na capa) em Nova York em 1978. Foto: Getty Images
Mick Jagger e Keith Ricjhards (deitano na capa) em Nova York em 1978. Foto: Getty Images

Enquanto isso, John disse ter recebido apenas US$ 63 em 1970 e, posteriormente, um bônus de US$ 252. Somente em 1976 o designer começou a receber royalties por seu trabalho por conta de um contrato oficial. Ele lembra que era uma participação de 10% da receita líquida nas vendas de merchandising com o logotipo e estima que ganhou "alguns milhares de libras" até 1982, quando vendeu seus direitos autorais à banda por US$ 32 mil.

''Eu provavelmente estaria morando em um castelo agora'', brinca ele, que foi orientado por seu advogado a vender os direitos autorais porque a lei que regia essa área na época não era muito clara. Se a banda argumentasse que tinham algum tipo de licença implícita, John poderia perder no tribunal e ainda ser obrigado a pagar seus próprios honorários e os honorários dos Stones.

O designer, que está com 74 anos e já fez trabalhos de Judas Priest, David Bowie, Jethro Tull, The Who, Sinead O Connor, The Stranglers, não demonstra arrependimento por ter vendido os direitos autorais do logotipo dos Stones. Seu trabalho estampa um número in imaginável de produtos ao redor do mundo e é incrivelmente adaptável — vai de uma pequena ilustração até a estrutura de um palco num grande estádio. Veja alguns registros da famosa boca vermelha:

Camisetas

 Três fãs usam a mesma camiseta no festival Maximus Circus, em 2014, em Roma. Foto: Getty Images
Três fãs usam a mesma camiseta no festival Maximus Circus, em 2014, em Roma. Foto: Getty Images
Kaley Cuoco no American Eagle Outfitters Rocks Los Angeles em 2004. Foto: Getty Images
Kaley Cuoco no American Eagle Outfitters Rocks Los Angeles em 2004. Foto: Getty Images
Modelo usa camiseta com logo dos Rolling Stones na Paris Fashion Week Menswear de 2017/2018. Foto: Getty Images
Modelo usa camiseta com logo dos Rolling Stones na Paris Fashion Week Menswear de 2017/2018. Foto: Getty Images

Palco

Palco no formato do logotipo na apresentação dos Stones no Super Bowl de 2006. Foto: Getty Images
Palco no formato do logotipo na apresentação dos Stones no Super Bowl de 2006. Foto: Getty Images
O logotipo no telão do Morumbi, onde os Rolling Stones  se apresentaram em 2016. Foto: Getty Images
O logotipo no telão do Morumbi, onde os Rolling Stones se apresentaram em 2016. Foto: Getty Images
Os telões em Hamburgo, na Alemanha, com a logo e a hashtag #StonesNoFilter" em 2017. Foto: Getty Images
Os telões em Hamburgo, na Alemanha, com a logo e a hashtag #StonesNoFilter" em 2017. Foto: Getty Images

Arte

"Rolling Stones logo", uma das obras exibidas  na "Perfect Place to Grow",  na The Royal College of Art  em 2012. Foto: Getty Images
"Rolling Stones logo", uma das obras exibidas na "Perfect Place to Grow", na The Royal College of Art em 2012. Foto: Getty Images
Um display no formato do logo dos Stones no calçadão da Navy Pier em Chicago. Foto: Getty Images
Um display no formato do logo dos Stones no calçadão da Navy Pier em Chicago. Foto: Getty Images

Acessórios

Uma cueca com o logo dos Stones é vendida durante o  Isle of Wight Festival, em 2007. Foto: Getty Images
Uma cueca com o logo dos Stones é vendida durante o Isle of Wight Festival, em 2007. Foto: Getty Images
O ator Dylan McDermott usa um boné com o logo dos Stones numa edição da New York Fashion Week. Foto: Getty Images
O ator Dylan McDermott usa um boné com o logo dos Stones numa edição da New York Fashion Week. Foto: Getty Images

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest