ABBA na trilha de 'O Rei Leão'? Grupo sueco foi cotado para criar músicas do desenho de 1994
Entretenimento

ABBA na trilha de 'O Rei Leão'? Grupo sueco foi cotado para criar músicas do desenho de 1994

"O Rei Leão" é um dos grandes sucessos da Disney. Lançado originalmente em 1994, a história sobre a jornada do herdeiro Simba — uma espécie de releitura animada e voltada para o público infantil da obra de William Shakespeare, "Hamlet" — é respaldada em personagens carismáticos, um elenco de dubladores escolhido a dedo (com James Earl Jones como Mufasa, Jeremy Irons como Scar, e Matthew Broderick como Simba,...) e uma trilha sonora incrível com músicas de Elton John — com direito a faixa vencedora do Oscar "Can You Feel The Love Tonight".

Antes de se tornar o clássico que é hoje, tendo ganhado até um remake recente, "O Rei Leão" era apenas uma das produções entre tantas espalhadas na planilha de projetos da Disney. O filme começou a ser idealizado em 1988, mas até o lançamento, seis anos depois, muitas coisas foram discutidas e reformuladas. Uma delas foi considerar que a trilha do longa fosse totalmente criada pelo grupo sueco ABBA — sim, o mesmo das faixas do musical "Mamma Mia".

Cena clássica de 'O Rei Leão'/Divulgação
Cena clássica de 'O Rei Leão'/Divulgação

De acordo com o site "Polygon", nos primeiros estágios da escolha da equipe musical, o compositor Tim Rice chegou a entrar em contato com o ABBA sondando os músicos suecos para uma possível colaboração. Ele acreditava ser uma boa escolha pois já havia trabalhado com os membros do grupo Benny Andersson e Björn Ulvaeus no musical "Chess". Mas a galera da Disney não pareceu gostar muito da sugestão.

"Na época, ficamos preocupados com isso", disse o produtor de "O Rei Leão", Don Hahn. "Mas eles não conseguiram se juntar ao filme. Houve conflitos na agenda deles, choques com as datas da turnê e a produção de um novo disco. Depois disso, Tim sugeriu o nome de Elton John, e também ficamos um pouco com o pé atrás, pois ele nunca havia feito um musical antes."

Nas notas oficiais da produção de "O Rei Leão" está registrado como foi o processo de negociação para o contrato do ídolo britânico. O produtor executivo Tom Schumacher afirmou ter ficado "aterrorizado" na primeira reunião com Elton. "Achávamos que ele poderia estar extremamente ocupado ou que ele fosse alguém difícil de trabalhar", declarou Tom.

Elton, no entanto, quebrou as baixas expectativas do produtor. "Eu praticamente agarrei essa chance com tudo o que pude, pois sabia que a Disney era uma companhia classe A de se trabalhar. E eu gostei da história e das pessoas imediatamente", recordou-se o cantor.

Com uma estrela da música de renome no time, apenas uma coisa preocupava a equipe da Disney: quem seria o "elemento X", o grande conhecedor de culturas do continente africano capaz de fazer as canções do filme remeterem à selva? Tim Rice e Elton John, apesar de empenhados em suas pesquisas, não tinham o know-how necessário para fazer a magia acontecer. Foi nessa hora que a brilhante ideia de contratar Hans Zimmer, o homem por trás do som inesquecível de "O Rei Leão".

O nome de Hans foi cotado por ter participado da equipe de música do filme do circuito alternativo "The Power of One", que conta a história de um menino inglês criado na África do Sul durante o regime do apartheid no país. Por sua experiência prévia, ele ganhou seu ticket de ouro para integrar a equipe de "O Rei Leão" e garantiu seu primeiro e único Oscar — apesar de já ter sido indicado dez vezes.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest