AC/DC: mais de 100 mil fãs australianos fecham 'highway to hell' em homenagem a Bon Scott
Entretenimento

AC/DC: mais de 100 mil fãs australianos fecham 'highway to hell' em homenagem a Bon Scott

Se no Brasil o domingo foi de despedida do carnaval, com milhares pelas ruas seguindo os blocos derradeiros, do outro lado do mundo alguns milhares também foram às ruas, mas para ouvir rock. O Perth Festival, na Austrália, encerrou reunindo mais de 100 mil pessoas por todos os 10km da Canning Highway no evento "Highway To Hell", uma homenagem ao AC/DC e seu vocalista Bon Scott, morto há 40 anos.

Se o formato do "Highway To Hell" foi bem diferente da interação dos brasileiros com os trio elétricos e blocos — lá, as bandas tocavam em palcos montados em caminhões que seguiam em um lento comboio, enquanto o público australiano lotava as laterais da rodovia — a animação e a quantidade de bebida ingerida foram bem similares.

A homenagem foi anunciada em outubro de 2019, quando Iain Grandage, diretor artístico do Perth Festival, se deu conta que o encerramento do evento coincidia com o dia em que as cinzas de Scott foram enterradas no cemitério de Fremantle. “Nós percebemos que tínhamos que fazer isso, independente quão fosse a proporção que um evento desse porte tivesse", contou ele na época ao site "Tramp".

Bon Scott: há 40 anos suas cinzas foram enterradas no cemitério de Fremantle. Foto: Getty Images
Bon Scott: há 40 anos suas cinzas foram enterradas no cemitério de Fremantle. Foto: Getty Images

A tradição dos covers do AC/DC — conhecidos como Ackadacka covers — em pubs tomou, então, uma proporção gigantesca, arrastando uma multidão para assistir os músicos tocando pelos 10km da Canning Highway, que foi fechada especialmente para o evento. Embora Grandage prefira dizer que os músicos fizeram reinterpretações do repertório da banda de rock.

"As músicas deles ficam na sua cabeça e dão voltas e voltas — e ainda soam bem. Será um daqueles eventos únicos da Austrália que entrarão na história", disse o premier da Austrália Mark McGowan ao "10 Daily". O político abriu o evento usando uma camiseta do AC/DC e fazendo o conhecido gesto de chifres com a mão em referência ao heavy metal.

Um comboio levou várias bandas tocado músicas do AC/DC pela Canning Highway, na Austrália. Foto: Getty Images
Um comboio levou várias bandas tocado músicas do AC/DC pela Canning Highway, na Austrália. Foto: Getty Images

Segundo a rede ABC, 150 mil pessoas alinharam na rota entre Applecross e Fremantle para ver atrações como a banda punk de Melbourne Amyl & the Sniffers, o trio feminino japonês Shonen Knife, a banda filandesa de bluegrass Steve ‘n’ Seagulls e a orquestra sinfônica de Perth.

Antes do comboio musical começar, a cidade de Perth estabeleceu um novo recorde mundial de air guitar quandomais de 3,5 mil pessoas tocaram "Highway To Hell". Liderando a massa de metalheads, estava o campeão australiano e número dois do mundo de air guitar, Alex Roberts.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest