Amazon anuncia serviço de streaming com músicas em alta qualidade nos EUA
Tecnologia

Amazon anuncia serviço de streaming com músicas em alta qualidade nos EUA

A Amazon lançou nesta terça-feira (17) apenas nos EUA um serviço de streaming com músicas em alta qualidade por um preço menor do que o cobrado pelo Spotify, a Apple Music, o Deezer — plataformas que oferecem músicas em "baixa" qualidade — e o Tidal. Pelo valor de US$ 15 por mês, e US$ 13 para assinantes da Amazon Prime, o serviço batizado de Amazon HD disponibilizará cerca de 50 milhões de músicas com qualidade de som semelhante ao dos CDs.

"Com esse valor, queremos mostrar para o mundo que música em alta qualidade é feita para todos", declarou Steve Boom, vice-presidente da Amazon Music, em entrevista ao "New York Times". Ele também disse ao jornal que algumas dessas 50 milhões de músicas ficarão disponíveis em versões Ultra HD, ou seja, o formato perfeito de som feito pelas gravadoras.

Os arquivos musicais da Amazon HD estão no formato FLAC, livre de perdas, e não em MP3, que é bem mais compacto. Quem gostou dessa notícia foi Neil Young, um crítico ferrenho aos serviços de streaming e a baixa qualidade do som utilizado nessas plataformas. "Essa é a melhor notícia sobre música desde a introdução do áudio digital há 40 anos", avaliou o artista através de um comunicado.

As principais plataformas de streaming do mercado, o Spotify e a Apple Music, que tem, respectivamente, 232 milhões e 56 milhões de usuários, não oferecem músicas em alta qualidade. Portanto, é de se esperar que as empresas precisem se adaptar aos novos tempos, a não ser que queiram perder clientes.

"Os consumidores são os grandes vencedores nessa batalha", considerou Steve. "Não há mais espaço para a música em baixa qualidade. O artista também não quer que seu trabalho seja escutado dessa maneira. Por isso, acreditamos que estamos fazendo parte de uma nova fase da evolução da música digital. Estamos dentro de uma nova onda do mercado de massa."

Tags relacionadas:
TecnologiaStreaming

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest