Aplicativo TikTok está ajudando jovens artistas americanos a alcançarem o sucesso
Tecnologia

Aplicativo TikTok está ajudando jovens artistas americanos a alcançarem o sucesso

0

Publicidade

Anteriormente conhecido como Musical.ly, o TikTok é um aplicativo que permite gravar vídeos curtos, de até 15 segundos, assim como outros similares (Snapchat, Instagram, Vine, etc). Seu diferencial, em vez de mostrar a rotina de uma pessoa, é ser uma plataforma para publicar dublagens musicais, danças, clipes ou cenas de humor. Nos EUA, ele se tornou extremamente popular, sendo mais baixado do que o app do Facebook. Ao redor do mundo, acumula mais de 130 milhões de usuários. E, agora, está produzindo suas próprias estrelas, assim como o Instagram tem seus influenciadores e o YouTube seus youtubers.

LEIA MAIS: 'Algorythm', de Childish Gambino, é lançada em aplicativo de realidade aumentada

VEJA TAMBÉM: Ja Rule lança novo app e todo mundo só consegue pensar no Fyre Festival

Um dos talentos que alcançaram fama através do aplicativo foi o rapper Lil Nas X. Com seu perfil no TikTok, o jovem de apenas 20 anos conseguiu uma projeção inimaginável. Ultrapassou recordes de streaming de Drake e emplacou a faixa "Old Town Road" durante três semanas na primeira colocação da parada Billboard Hot 100. E como ele conseguiu isso? Bem, é aí que entramos no principal ponto positivo do aplicativo. 

Na contramão do que fazem outras redes sociais de vídeos curtos, o algoritmo do TikTok é extremamente democrático. Por exemplo, não é necessário ter muitos seguidores ou um alcance absurdo para ser visto na timeline do aplicativo. Na verdade, qualquer "zé ninguém" pode viralizar na plataforma. Basta chamar a atenção.

Usuários do TikTok apresentam suas habilidades em vídeos de até 15 segundos/Reprodução/YouTube
Usuários do TikTok apresentam suas habilidades em vídeos de até 15 segundos/Reprodução/YouTube

Além de Lil Nas X, outros usuários estão bombando no app e transcendendo a plataforma. Em uma reportagem do site "Complex", eles citam os nomes de Boyboy West Coast, especialista em dublagens de músicas, Supa Dupa Humble, que é DJ, ZaeHD & CEO, dançarinos e cantores, o duo de produtores Cookie Cutters e iLOVEFRiDAY, rapper. 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais