Aprenda a tocar à la Jimmy Page com dicas de Steph Payne, do Lez Zeppelin, banda feminina aprovada pelo guitarrista do Led
Entretenimento

Aprenda a tocar à la Jimmy Page com dicas de Steph Payne, do Lez Zeppelin, banda feminina aprovada pelo guitarrista do Led

Na cidade de Nova York, está baseado um grupo de mulheres que fazem covers de Led Zepplin. Elas têm um nome de batismo bastante sugestivo: Lez Zeppelin. A banda manda tão bem que tem aval de ninguém menos do que Jimmy Page, guitarrista original do Led. É uma baita honra, não?

Quem assume "seu lugar" no grupo feminino é Steph Payne, uma guitarrista supertalentosa, fundadora do Lez Zepplin, e que toca parecidíssimo com Jimmy. À revista "Guitar World", ela explicou como faz para tentar soar como o autêntico integrante do Led Zeppelin.

"A receita é esta: um amplificador Marshall Plexi e uma guitarra Les Paul", garantiu. Steph aconselhou especial foco nos tons agudos. "Acontece que todos os amplificadores são diferentes, então nenhum deles soam exatamente com aquele que o Jimmy usava no passado."

"Em casa, eu tenho um Marshall Plexi vintage, e ele tem um som ótimo. Mas há um problema. Para chegar no tom do Jimmy Page, ele tem que estar ligado do último volume", contou a guitarrista. "Isso causa a queda de energia em alguns lugares. E nós não queremos isso."

Na falta de um Marshall Plexi vintage, ou um mais atual, Steph tem outra sugestão: "Tenho usado o amplificador JCM800 e ele tem sido útil". O modelo de Les Paul favorito da guitarrista é o Standard.

O equipamento certo, no entanto, não te faz tocar como Jimmy Page, um músico autêntico e muito experimental para os anos 1960 e 1970. Mas com certeza ajuda — e muito!

"Outro aspecto do som de Jimmy é que ele não tinha muitos pedais à disposição na época. Mas usava alguns, como Vox wah, Phase 90, MXR Blue Box e um Echoplex sem reverberação", disse Steph. "Mas, para ser muito honesta, você pode ter todo o equipamento correto, mas nunca fará exatamente o que Jimmy fazia. Ele é único."

A guitarrista do Lez Zeppelin revelou ao "Guitar World" quais músicas do Led que ela acha mais difíceis de serem tocadas. "Eu diria que 'The Song Remains The Same' e 'Since I’ve Been Loving You'. Mas também 'The Ocean' e 'Hots On For Nowhere'", elencou ela, que, diferente de muita gente, não vê muita semelhança entre o Led Zepplin e a banda Greta Van Fleet.

"Não conheço muito esse grupo, mas assisti eles no 'Saturday Night Live'. Não foi a melhor performance deles. E não acho que eles soam como o Led. São uma derivação, eu diria. E só."

Steph Payne, guitarrista e fundadora da banda cover de Led Zeppelin, o Lez Zeppelin/Reprodução/Instagram
Steph Payne, guitarrista e fundadora da banda cover de Led Zeppelin, o Lez Zeppelin/Reprodução/Instagram

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest