Arqueólogo é gravado tocando instrumento pré-histórico feito de rochas, e viraliza
Criatividade

Arqueólogo é gravado tocando instrumento pré-histórico feito de rochas, e viraliza

O arqueólogo e doutor em música pré-histórica Jean-Loup Ringot foi gravado enquanto tocava o litofone, um instrumento feito de rochas e pedaços de rochas capazes de produzir notas musicais a partir da vibração gerada pelo contato dos objetos. Meio Fred Flintstone, né? O vídeo do pesquisador está sendo amplamente compartilhado nas redes sociais, ou seja, viralizou.

Para quem não conhecia o litofone, ele é um instrumento pré-histórico — tocado há mais de 7 mil anos — encontrado por todo o continente africano, assim como na América do Sul, Austrália, Azerbaijão, Inglaterra, Havaí, Islândia, Índia e mais um monte de locais onde nossos ancestrais viviam no passado. Portanto, não é propriedade de apenas uma cultura, mas sim uma descoberta da humanidade, que em contato com a natureza, entendeu as propriedades musicais das rochas.

Assim como o litofone, que produz notas a partir do contato das rochas, existem uma série de instrumentos que funcionam da mesma forma que ele — mas, claro, sem o uso pedras —, como o xilofone, a marimba, glockenspiel, o gamelão e o vibrafone.

Além de Jean-Loup Ringot, outros arqueólogos já foram registrados tocando o instrumento ancestral. No vídeo abaixo, é possível ver um litofone encontrado na região da Núbia, área que hoje está compreendida entre o Egito e o Sudão. Ele foi levado para o Museu Britânico, em Londres, onde qualquer pessoa pode visitá-lo de graça.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest