Artista brasileiro cria pôsteres pop com os maiores figurinos da música
Criatividade

Artista brasileiro cria pôsteres pop com os maiores figurinos da música

Se você é fã de música, filmes e cultura pop em geral, é melhor navegar com cuidado por esta matéria. É possível que em alguns instantes você tenha vontade de comprar uma quantidade imensa de artigos da loja virtual do designer Fred Birchal. Brasileiro, ele buscou referências na cultura pop para criar pôsteres com estilo minimalista. Uma série deles destaca figurinos famosos de artistas da música como Aretha Franklin, AC/DC e Beatles.

A série tem 35 obras disponíveis na loja virtual com preços que variam entre R$ 290 e R$ 740, de acordo com o tamanho da impressão. Bastante coloridos, eles retratam, por exemplo, a jaqueta vermelha usada por Michael Jackson no clipe de “Thriller” e o conjunto branco com detalhes coloridos característico de Elvis Presley.

“Quando eu comecei a série dos figurinos, me inspirei em cinema e em séries. Eu sou muito ligado à cultura pop e dentro disso vem a música também. Essas artes me levaram para fora e tive retornos muito legais”, conta o artista, que foi contactado pela assessoria do cantor Prince para falar sobre a ilustração que o mineiro fez do artista.

Instagram URL not provided

De Belo Horizonte, onde recentemente abriu uma galeria de arte, Frederico Birchal se formou em Design em 2011. Desde pequeno, ele costumava desenhar nas carteiras do colégio ou em qualquer caderno que lhe fosse colocado à mão. Inspirado por artistas como Andy Warhol e Keith Haring, Fred usa suas referências do mainstream e do universo pop para criar e produzir.

“Eu gosto muito da ideia da representatividade com relação a um artista, desde a cultura estética que ele gera ou ao que ele repercute na música. Como essa série é sobre figurinos, eu escolhi aqueles que era minimamente reconhecidos, como os da Madonna e o dos Sex Pistols, que montaram a cena punk no mundo inteiro e têm uma representatividade muito forte. A ideia é retratar aquilo que o figurino representa e aquilo que o artista representa. O pôster tem que ser representativo”, explica.

Fred produz quadros por encomenda também; artista já fez trabalhos para a Academia do Oscar / Reprodução
Fred produz quadros por encomenda também; artista já fez trabalhos para a Academia do Oscar / Reprodução

O artista conta que ainda pretende fazer trabalhos focados em artistas nacionais, mas a demanda das encomendas que recebe vem, em sua esmagadora maioria, do mercado internacional.

“Para fazer uma série inteira eu demoro uns três meses. Cada pôster leva pelo menos três dias para ser feito. Infelizmente, tenho que pensar no mercado. Ano passado eu vendi apenas dois pôsteres aqui, todo o resto foi para os EUA e para a Europa. É difícil produzir algo sem ter um retorno financeiro. Quando isso acontecer, vai ser mais para cumprir uma realização pessoal do que pensando em mercado”, diz.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest