As 10 melhores faixas do hip-hop de todos os tempos, segundo enquete da 'BBC'
Entretenimento

As 10 melhores faixas do hip-hop de todos os tempos, segundo enquete da 'BBC'

A "BBC Music", o braço musical da emissora britânica "BBC", realizou uma enquete com mais de 100 críticos especializados de 15 países diferentes para encontrar as 25 melhores faixas de hip-hop de todos os tempos. O resultado das dez mais votadas você pode ver abaixo, mas antes precisamos fazer algumas considerações sobre a lista geral.

Em primeiro lugar, vale destacar que, entre as 10 mais votadas, todas foram lançadas entre os anos 1980 e 1990. A música mais recente de toda a enquete é "Alright", de Kendrick Lamar, divulgada em 2015, que ocupa a 25ª posição no ranking.

Outro fato que precisa ser ressaltado é que, dessas 25 canções escolhidas, apenas três são de vozes femininas. "U.N.I.T.Y.'", de Queen Latifah (19ª colocação), "Doo Wop (That Thing)", de Lauryn Hill (21ª), e "All of the Lights", um feat. de Kanye West com Rihanna e Kid Cudi (24ª).

Por fim, mais uma consideração: em todo o ranking há apenas uma faixa de um rapper branco. É "Lose Yourself", de Eminem, que está em 22º lugar na enquete.

Veja o top 10 das melhores faixas de hip-hop de todos os tempos:

1. 'Juicy', de Notorious B.I.G.

Notorious B.I.G. (1972-1997) é o cara por trás de um dos grandes hinos do hip-hop, que fala sobre a batalha diária do homem negro nos EUA.

2. 'Fight the Power', do Public Enemy

O inimigo público sempre foi o sistema, e o Public Enemy sabe bem disso. Por isso, criou a icônica faixa "Fight the Power", em 1989, que recebeu indicações ao Grammy e foi indicada para uma lista das músicas do século da Recording Industry Association of America.

3. 'Shook Ones (Part II)', de Mobb Deep

A faixa de 1995 é uma aula de lírica e de narrativa. É possível ver, graficamente, o cenário de violência que o grupo Mobb Deep desenha em "Shook Ones (Part II). E, por isso, já foi tão sampleada por tantos rappers.

4. 'The Message', de Grandmaster Flash & The Furious Five

O ano de 1982, quando a canção foi lançada, é considerado como o "marco zero" do hip-hop. Sua "mensagem" nem é tão impactante assim, mas a batida... Feita sob medida pelo grande DJ do gênero, o Grandmaster Flash.

5. 'Nuthin’ But A ‘G’ Thang', de Dr. Dre e Snoop Dogg

A "coisa G" que Snoop canta nesta faixa de 1992 não poderia ser outra coisa que não a ganja, a maconha, o verdinho que ele gosta bastante de fumar. A erva, aliás, é tema de tantas canções de hip-hop quanto mulheres e dinheiro

6. 'C.R.E.A.M.', do Wu-Tang Clan

Provocativa, dolorosa e 100% real: essa é a definição perfeita para "C.R.E.A.M", faixa do Wu-Tang Clan lançada em 1993. Entra ano, passa ano, a letra dessa música continua extremamente atual.

7. '93 ’Til Infinity', dos Souls of Mischief

Os rappers de Oakland, na Califórnia, lançaram "93 'Til Infinity" no período que sucedeu o ano mais violento da história da cidade. Portanto, fala sobre violência, mas também sobre as vivências dos jovens que buscavam escapar desse cenário caótico.

8. 'Passin’ Me By', de Pharcyde

Quem disse que hip-hop também não fala de amor? Não apenas de violência, sexo, drogas, guerras entre gangues e outros assuntos mais pesados vive o gênero. Sempre houve espaço para os corações partidos. E o grupo Pharcyde confirmou isso, ao lançar "Passin' Me By" em 1992. É uma faixa que fala sobre corações partidos na adolescência.

9. 'N.Y. State Of Mind', de Nas

Em 1994, Nas lançou a canção que se tornaria uma das mais populares de sua carreira. "N.Y. State of Mind" foi lançada em seu celebrado disco de estréia "Illmatic" e representa brilhantemente a Nova York nua e crua, a realidade dos guetos e das quebradas da cidade.

10. 'Dear Mama', de Tupac Shakur

A faixa de 1995 é considerada um dos grandes clássicos do hip-hop americano pois é uma ode à mãe de Tupac (1971-1996), Afeni Shakur (1947-2016), e a todas as outras mães negras que vivem nos EUA e criam seus filhos apesar de todas as dificuldades.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest