As músicas do metrô de Tóquio ajudam o viajante a saber onde está
Tecnologia

As músicas do metrô de Tóquio ajudam o viajante a saber onde está

Publicidade

Para acalmar, para se apressar, para tirar um cochilo. No Japão, até as músicas das estações de metrô da região metropolitana de Tóquio são organizadas de acordo com o horário do dia e com as necessidades dos usuários do transporte subterrâneo. É simples: quando o trem chega na estação, uma música específica para cada trecho indica ao viajante que aquela composição vai sair em breve e até mesmo para qual direção ela irá.

LEIA MAIS: Meute, a banda que faz música eletrônica sem ligar nada na tomada

CRIATIVIDADE: As fantásticas imagens de instrumentos musicais vistos por dentro

A ideia é que as músicas ajudem o usuário do emaranhado de linhas de Tóquio - sempre muito cheias -  a entender em qual estação ele está sem que seja preciso olhar para o painel, para o aplicativo de celular ou sem ao menos ter que abrir os olhos - afinal, quem não curte um cochilinho no trem?

As músicas são curtas, não duram mais do que dez segundos e começam a tocar logo que o trem chega na estação, como se indicasse que, em breve, as portas vão fechar novamente.

Quem não está atento pode achar que as melodias são todas iguais, mas elas são adequadas para cada plataforma. Em japonês, as musiquinhas têm até nome: eki-melo: “eki” significa “estação” e “melo”, “melodia”. Elas começaram a ser usadas em 1989 apenas em dois lugares, as estações de Shibuya e Shinjuku, mas atualmente fazem parte do dia a dia da maioria dos usuários da rede metropolitana

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest