Atração do Rock in Rio com Mano Brown, Bootsy Collins, ex-Funkadelic, ensina a tocar funk; assista
Rock in Rio 2019

Atração do Rock in Rio com Mano Brown, Bootsy Collins, ex-Funkadelic, ensina a tocar funk; assista

Há anos circula na internet um vídeo de Bootsy Collins, baixista e ex-integrante da banda de James Brown (1933-2006) e do Parliament-Funkadelic, ensinando a fórmula básica para aprender a tocar funk americano no baixo. Ela é bastante simples e baseia-se na acentuação tônica no início de um compasso.

"Sinta o 'um', toque o 'um', toque o que você achar bom nos demais tempos, toque o 'um' de novo, toque algo nos demais tempos se você quiser, toque o 'um'", falou Bootsy em um registro publicado no YouTube.

Conhecida como "The One", a fórmula foi apresentada a Bootsy por James Brown, com quem tocou no fim da década de 1960, antes de ingressar no grupo de George Clinton.

O baixista, hoje com 67 anos, revelou que James era tão fascinado por essa técnica que, segundo seu biógrafo RJ Smith — autor do livro "The One: The Life and Music of James Brown" —, ele a considerava como "sendo a própria Terra". "Essa batida me faz recordar o solo e os pinheiros da minha juventude. E, o mais importante, é uma batida otimista. Nunca é para ser tocada sem vigor", disse James.

É justamente o foco no número um da contagem de um compasso que faz com que o funk americano seja um ritmo tão sexy, repleto de grooves e experimentações. É como disse Prince, em um relato publicado na revista "New Yorker": "O funk é o oposto da mágica. O funk é baseado em regras".

Bootsy é uma das mais aguardadas presenças no Palco Sunset no Rock in Rio. Ela vai participar do show de Mano Brown no dia 27 de setembro, e o rapper do Racionais MC's, em entrevista ao Reverb, não esconde a ansiedade pelo encontro com o grande ídolo.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest