'Baby Shark', o fenômeno da música infantil que surgiu na Coreia do Sul
Entretenimento

'Baby Shark', o fenômeno da música infantil que surgiu na Coreia do Sul

Publicidade

Doo doo doo doo doo doo doo. Se você viveu embaixo de uma pedra pelo último ano, ou não tem crianças na família, é provável que não conheça o fenômeno do "Baby Shark" ("tubarão bebê", em tradução livre). Música infantil lançada na internet pela produtora de conteúdo sul-coreana Pinkfong, em 2015, a canção se tornou um fenômeno principalmente no ano passado e, na primeira semana de janeiro, estreou em 32º lugar na prestigiada lista Hot 100 da "Billboard"

LEIA MAIS: Por que ensinar música para crianças desde cedo?

LITERATURA: Os dez livros infantis sobre música que você não pode deixar de conferir

O vídeo lembra o estilo da nacional "Galinha Pintadinha": uma animação com desenhos sem muito rebuscado, cores vivas, com ritmo e melodia chiclete. Sem falar na coreografia, que alterna personagens da "família tubarão". A receita perfeita para cativar crianças mundo afora — mesmo aquelas que não falam inglês. 

Bob Cunningham, educador e conselheiro da ONG Understood.org, que apoia pais de crianças com dificuldades de atenção e aprendizado, afirmou ver em "Baby Shark" diversos benefícios. "A música tem um ritmo contagiante, usa sons bobos e animações coloridas. A música e os desenhos têm palavras, frases, cores e movimentos repetidos", disse em entrevista à "Billboard". 

Essa combinação pode capturar a atenção até de crianças que não têm a concentração apurada. A música e o vídeo despertam quase todos os sentidos corporais de forma simultânea e ainda combinam a linguagem musical a movimentos de dança. Para Bob, os passos exigem uma linguagem menos desenvolvida e a música pode oferecer apoio quando os movimentos parecerem difíceis. 

No último Natal, a empresa responsável pela comercialização de produtos autorizados da família tubarão esgotou seu estoque antes do previsto. A expectativa é que a produção seja aumentada para este ano, assim como novas ofertas. 

Brinquedos que foram vendidos por US$ 19,90 já são encontrados em revenda por US$ 100 na Amazon. James Corden, apresentador de televisão e pai de três filhos, dedicou parte de seu programa para uma versão da música com Sophie Turner, de "Game of Thrones" e Josh Groban, de "The Good Cop". A final do "X-Factor" do Reino Unido, no começo de dezembro passado, também teve um número dedicado ao "Baby Shark". 

Tags relacionadas:
EntretenimentoCriança

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest