Babymetal: grupo japonês que mistura metal e 'fofura' transmite shows pela web
Entretenimento

Babymetal: grupo japonês que mistura metal e 'fofura' transmite shows pela web

É possível ser fofo ao tocar heavy metal? "O quê?", foi a reação de Su-metal (nome artístico de Suzuka Nakamoto) quando foi chamada, em 2010, para integrar o grupo Babymetal. Ela, com 13 anos, e as companheiras Moa Kikuchi (Moametal) e Yui Mizuno (Yuimetal), com 10, sequer sabiam o que era heavy metal. Uma década se passou e elas têm 11 discos gravados (três de estúdio e oito ao vivo) e são veteranas em participações em grandes festivais ao lado de nomes como Red Hot Chili Peppers, Metallica e Lady Gaga. Em tempos de distanciamento social, elas anunciaram a transmissão de shows pelo Youtube nos próximos dias.

Para entender o que é a Babymetal, é preciso saber que existem algumas peculiaridades artísticas do Japão, como a estética dos "idols" — cantores, atores e modelos, em sua maioria adolescentes, com uma imagem inocente e, às vezes, chamativa — e o gênero "Kawaii metal " — uma mistura elementos de heavy metal e J-pop. Acrescente um visual "punk Lolita" em vermelho e preto e pirotecnia e coreografias do pop americano e está formada a banda.

Su-Metal, cantora do Babymetal, no Glastonbury Festival de 2019. Foto: Getty Images
Su-Metal, cantora do Babymetal, no Glastonbury Festival de 2019. Foto: Getty Images

Com a saída de Yuimetal, a Babymetal segue com as duas integrantes originais. Su-metal e Moametal anunciaram nesta quarta (8/4) no Twitter que vão transmitir duas apresentações na sexta e sábado (10 e 11/4) às 8h (horário de Brasília) pelo Youtube.

No evento intitulado “Stay Home, Stay Metal”, os shows "Live At Tokio Dome", de 2016, são descritos como “a noite vermelha” e “a noite negra”. "Vamos conversar em casa!", avisam elas. Foi nesse mesmo ano, aliás, que o Babymetal colocou o Japão de volta ao Top 40 da Billboard 200 — a última vez tinha sido há 53 anos.

Ano passado, o grupo participou do festival de Glastonbury e fez muito headbanger sacudir os cabelos. Elas haviam acabado de lançar seu terceiro álbum, "Metal Galaxy". Em entrevista ao "NME", Su-Metal disse que sentia que o trabalho era o primeiro passo para o futuro do metal e que refletia a determinação delas em avançar na carreira. O álbum foi bem recebido pela crítica: "Metal Galaxy é um passeio selvagem que, através de sua pura energia, é de alguma forma acessível”, publicou o tradicional veículo musical britânico.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest