Backstreet Boys: Nos 20 anos de 'Millennium', uma análise faixa a faixa
Entretenimento

Backstreet Boys: Nos 20 anos de 'Millennium', uma análise faixa a faixa

"Millennium" é o terceiro álbum de estúdio dos Backstreet Boys e, talvez, o mais emblemático do grupo. Ele completa, em 18 de maio de 2019, seus 20 anos. Graças à parceria do quinteto, formado por AJ McLean, Howie Dorough, Brian Littrell, Nick Carter e Kevin Richardson, e do trio de produtores Max Martin (responsável por alguns hits, como "...Baby One More Time", de Britney Spears), Rami Yacoub e Denniz Pop fomos agraciados por hinos da música pop como "I Want It That Way" e "Don't Want You Back".

Em comemoração ao aniversário de duas décadas do disco, a "Billboard" juntos alguns dos colaboradores por trás do álbum para uma análise faixa a faixa do projeto. O que saiu do papo é o puro suco do pop.

O álbum "Millennium" dos Backstreet Boys foi lançado há 20 anos, em 1999/Getty Images
O álbum "Millennium" dos Backstreet Boys foi lançado há 20 anos, em 1999/Getty Images

1. 'Larger Than Life'

Para o CEO da RCA Records e ex-presidente da Jive Records, Barry Weiss, a faixa é comparável a um outro hit do grupo, "Everybody (Backstreet’s Back)". "Ela é muito relevante e ainda é a primeira música do disco", afirmou. Já Joe Riccitelli, vice-presidente da RCA Records lembrou que estava na cidade de Boston quando assistiu a um show da banda em que a primeira música era justamente essa. "Nunca senti uma energia como aquela em um estádio, só assistindo shows do U2".

2. 'I Want It That Way'

"O fundador da Jive Records, Clive Calder, havia acabado de chegar em Estocolmo e ligou para Max perguntando se ele tinha algo de novo para mostrá-lo. Ele só tinha um um rascunho de 'I Want It That Way', mas Clive gostou de cara e sabia desde o início que aquele seria o primeiro single do disco", disse Barry. Rami Yacoub conta que o trio sueco costumava fazer letras em casa e que, quando elas saíam, a melodia já estava pronta. "Não era necessário que a letra fizesse sentido, mas tinha que casar foneticamente. Por isso 'I Want It That Way' não faz muito sentido", se diverte. "Pouca músicas causam um primeiro impacto tão bom quanto 'I Want It That Way'. Além dessa música, as que tem o mesmo efeito nas pessoas são 'Uptown Funk', de Bruno Mars, e 'Can't Stop The Feeling', de Justin Timberlake", completou Joe.

3. 'Show Me the Meaning of Being Lonely'

"Para mim, essa música é uma forma de dizer: 'Eu te vejo, você não está só', para todas as pessoas que estão passando por experiências de perda e solidão. Vocês não imaginam o que significa é ter escrito uma canção que tocou tantas pessoas", afirmou Herbert Crichlow, compositor da faixa.

4. 'It's Gotta Be You'

Sobre "It's Gotta Be You", Rami acredita que o nome da música (algo como "Tem que ser você", em tradução livre") só acabou sendo esse graças à época. "Antigamente os títulos das letras eram diretos e honestos. Hoje você não pode simplesmente dar o nome de uma música como 'Eu te amo'. Isso vai soar exagerado. Mas antes era normal. Perceba como em 'Millennium' a maioria dos títulos são bastante simples", reflete.

5. 'I Need You Tonight'

Andrew Fromm, compositor, escreveu "I Need You Tonight" quando estava de coração partido por uma garota. "Ela era uma de minhas melhores amigas, mas queria que fosse mais do que isso. Só que ela não queria o mesmo. Escrevi essa letra relativamente rápido e, então, minha vida mudou completamente quando decidi sair de casa em uma noite. Era para ser um passeio simples, mas acabei apresentando essa música no piano para uma menina chamada Samantha Cole, que era a próxima estrela da Universal. Era noite do aniversário dela e tinha muitas pessoas na sala, como um executivo da Jive Records, que ficou interessado na canção. 'Ela é perfeita para o Nick Carter', disse ele. Lembro que eu sequer sabia quem eram os Backstreet Boys", conta.

6. 'Don't Want You Back'

A música começa com “You hit me faster than a shark attack” (algo como "Você me acertou mais rápido do que o ataque de um tubarão"). Na época, Rami e os outros produtores acharam a frase de efeito, algo que eles pensam que não funcionaria hoje em dia. "Na verdade, ouvindo novamente essa canção, tenho a impressão que ela é produzida até demais", diz.

7. 'Don't Wanna Lose You Now'

Aqui vai a dica do produtor: "Simplesmente amo essa música. Se você escutar o segundo verso, quando a batida começa, consegue perceber que é muito similar a 'I Want It That Way'", conta Rami.

8. 'The One'

Barry Weiss lembra de "The One" com carinho. Ele conta que a faixa era a preferida de Nick para sair como single, no lugar de "Don't Want You Back". No clipe, o grupo ainda homenageia os fãs e mostra gravações da turnê do "Millennium".

9. 'Back to Your Heart'

"Apresentei 'Back to Your Heart' na primeira vez que vi os Backstreet Boys pessoalmente. Trabalhei nela com Kevin, que dedicou a letra a sua esposa", conta Gary Backer, compositor.

10. 'Spanish Eyes'

"Spanish Eyes" é mais uma de Andrew Fromm. O compositor escreveu a música com sua prima, Sandy Linzer, que já compôs para Whitney Houston. "Sandy chegou com essa ideia aleatória de uma pessoa que não é descendente de hispânicos, mas que está apaixonado por alguém que é. Às vezes os rapazes trocavam o 'Spanish' de acordo com o local que estivessem tocando. Por exemplo, seria 'Cuban Eyes' se estivessem em Cuba. Acho isso legal", diz.

11. 'No One Else Comes Close'

"Essa canção veio naturalmente em um dia incrível em Nashville. Fiquei muito feliz quando Clive me disse que queria colocar a música no 'Millennium'. Ela definitivamente pertence a esse álbum. Eu não estava tentando escrever uma música pop, apenas buscava escrever uma música country que pudesse transcender o gênero", conta Gary.

12. 'The Perfect Fan'

Eric Foster, produtor e maestro, revela que a canção era a preferida de Brian. "Ele era uma pessoa ótima para se trabalhar, realmente era um profissional e sabia o que queria. Como gravamos em alguns lugares diferentes, o maior desafio era juntar todos esses elementos e fazer com que eles casassem. E ainda bem que deu tudo certo!"

Tags relacionadas:
EntretenimentoBoy bandÁlbum

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest