Balé de proteínas e seres microscópicos inspiram composições de música clássica
Criatividade

Balé de proteínas e seres microscópicos inspiram composições de música clássica

0

Publicidade

 

A biofísica Judith Miné-Hattab costuma trabalhar em seu laboratório ouvindo o norueguês Edvard Grieg. Uma de suas canções favoritas do célebre compositor é “Piano Concerto em Lá Menor”, de 1868. Enquanto escutava a obra, ela observou pelo microscópio células e mais células se movimentando, o que a levou a imaginar como essa “dança” da natureza (proteínas e formas de vida simples “valsando”) seria representada através da música clássica

LEIA MAIS: Composições de música clássica criam obras baseadas nos astros de nossa galáxia

VEJA TAMBÉM: Como a rapper americana Dessa usou a neurociência para superar o ex

Corta a cena. Imagino que você deva estar pintando Judith como uma mulher completamente louca, não é? Pois não. Saiba que ela estudou piano quando jovem e, portanto, é natural que viaje na maionese relacionando áreas “pouco comuns” entre si e que fizeram parte de sua vida. 

O que parecia pouco provável, e até duvidoso, entretanto, se tornou realidade graças a um grupo de oito músicos que realizou, de fato, um intercâmbio entre a ciência e a música. Eles criaram um espetáculo com composições clássicas baseadas em estudos científicos de 17 pesquisadores franceses. 

O concerto, com integrantes da Filarmônica da Rádio France e da Orquestra Nacional da França, foi apresentado pela primeira vez em março desde ano, na casa de shows Salle Cortot, em Paris. O projeto, batizado de “Muse-IC”, foi tão bem-sucedido que se transformou em um documentário de curta-metragem, a ser apresentado no dia 21 de junho no Dia Internacional da Música, na capital francesa.

Aliás, vale ressaltar que o espetáculo não sairia do papel caso Judith não se envolvesse pessoalmente. A biofísica fez o papel de produtora, pois conseguiu a grana e fez a ponte entre os cientistas e os músicos. Ela arrecadou junto a instituições de pesquisa mais de US$ 67 mil (cerca de 266 mil reais) para que seu sonho se transformasse em realidade. 

O flyer de divulgação do espetáculo 'Muse-IC' em Paris/Divulgação
O flyer de divulgação do espetáculo 'Muse-IC' em Paris/Divulgação

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais