Banda de metal Within Temptation cancela show no Líbano em solidariedade a banda local vítima de ataques homofóbicos
Inspiração

Banda de metal Within Temptation cancela show no Líbano em solidariedade a banda local vítima de ataques homofóbicos

A banda de metal holandesa Within Temptations cancelou o show que faria neste fim de semana no Byblos International Festival, no Líbano, em apoio à banda local Mashrou’ Leila, que vem sofrendo ataques homofóbicos por parte de grupos religiosos e políticos da direita ultraconservadora desde o fim de julho. Através de uma publicação no Facebook, membros da Within Temptation explicaram que tomaram a decisão após o festival decidir tirar a Mashrou' Leila de seu line-up.

"Nós estávamos marcados para tocar no Byblos Festival, no Líbano no dia 7 de agosto", disse a banda na rede social. "Descobrimos que um grupo local, a Mashrou' Leila, foi tirada do line-up por questões de segurança, já que fanáticos religiosos estavam fazendo ameaças violentas contra o show. Como as autoridades libanesas não são capazes de promover a segurança dos artistas no país, decidimos cancelar nossa apresentação."

Sharon den Adel, vocalista da Within Temptation, segura a bandeira do arco-íris, associada ao movimento LGBT, em um show da banda/Reprodução/Instagram
Sharon den Adel, vocalista da Within Temptation, segura a bandeira do arco-íris, associada ao movimento LGBT, em um show da banda/Reprodução/Instagram

A Mashrou' Leila é uma banda de indie rock formada em Beirute, capital do Líbano, e liderada por Hamed Sinno, gay assumido. Em suas letras, o grupo confronta padrões de comportamento conservadores e ultrapassados ainda tão presentes na cultura árabe. Por conta disso, eles são considerados "insulto ao cristianismo" por grupos intolerantes, que estão ameaçando fisicamente os músicos da Mashrou' Leila, bem como quem estiver em seus shows.

De acordo com o "Guardian", a organização do festival foi pressionada por grupos religiosos e homofóbicos a cancelar a apresentação da banda Mashrou’ Leila. Eles temiam um "banho de sangue" após ameaças violentas por parte de coletivos intolerantes e preconceituosos.

No Facebook, o Byblos International Festival lamentou o cancelamento do show do grupo holandês Within Temptations e pediu "apoio à comunidade local". "Nosso objetivo é manter a liberdade de expressão, as artes e a música, bem como a segurança de nossos artistas e do público. Essas são nossas prioridades", afirmaram os organizadores do evento. Já sobre a questão da Mashrou’ Leila, eles não deram muitas explicações.

Em 2010, nesse mesmo festival, a banda libanesa fez uma apresentação marcante. O vocalista Hamed Sinno, então com 22 anos, recebeu uma bandeira LGBT de uma pessoa da plateia. Orgulhoso, ele segurou o pano de arco-íris e foi aplaudido pelo público. "Hamed chorou de emoção naquele dia enquanto cantava", revelou um ativista libanês à "CNN". Nove anos depois, o cantor e seus parceiros de banda sequer foram permitidos de dar continuidade a essa bela história de abertura política e cultural no país.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest