Brexit: Banda usa gravações feitas por toda Europa para protestar contra separação
Inspiração

Brexit: Banda usa gravações feitas por toda Europa para protestar contra separação

0Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do Pinterest

Publicidade

A decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE) causou uma série de reações pelo bloco. Nenhuma delas se compara a do DJ e pesquisador britânico Matthew Herbert. Ele juntou um grupo de músicos e formou o Brexit Big Band, um protesto criativo sobre o Brexit em que a ideia é promover colaborações musicais com artistas de todos os países do continente europeu.  

LEIA MAIS: Músicos tocam em protesto contra uso de melodias para afastar moradores de rua

PROTESTO: Quais bandeiras os artistas levantaram em 2016?

O projeto começou na Inglaterra, quando o referendo de votação do Brexit foi anunciado. No segundo aniversário da votação, em junho deste ano, o grupo anunciou uma série de shows pela Europa, se apresentando em diferentes países e unindo músicos de várias nacionalidades.

“Eu simplesmente não seria o músico ou a pessoa que sou, não fosse pelos inúmeros colaboradores e interações com pessoas de origens e nacionalidades muito diferentes das minhas. Eu aprendi muito com tantas vozes diferentes e muitas vezes negligenciadas. A mensagem de partes da campanha do Brexit foi que, como nação, estamos melhores sozinhos. Eu refuto completamente essa ideia e queria criar um projeto que incorpore a ideia de colaboração do começo ao fim", explicou Matthew em seu blog.  

Durante as apresentações no Reino Unido, a plateia pode escrever recados em aviões de papel. Nos shows que se sucederam em outros países, os aviões foram atirados para o público, que leu os recados dos colegas britânicos, respondeu e os jogou de volta para o palco. Um gesto de união e diplomacia. 

As apresentações do grupo resultarão em um álbum, que está previsto para ser lançado no dia em que se dará a saída oficial do Reino Unido do bloco europeu, 29 de março do ano que vem. 

Publicidade

Tags relacionadas:
InspiraçãoProtestoShow
Background

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest