Artistas estão cada vez mais engajados em causas ambientais. E não é por menos. Cada vez mais pesquisadores têm alertado para o fato de que, se não reduzirmos drasticamente a quantidade de gases causadores do efeito estufa jogados na atmosfera e o tanto de lixo que produzimos, entre outros fatores, a espécie humana irá entrar em colapso mais rápido do que se imagina. Por isso, cantores como a jovem Billie Eilish, de 17 anos, abraçaram a pauta das mudanças climáticas, e estão usando seu alcance para divulgá-las.
LEIA MAIS: Conheça o primeiro disco feito a partir de plástico retirado dos oceanos
VEJA TAMBÉM: Discurso da ativista Greta Thunberg na ONU é transformado em faixa de death metal — e vai sair como single!
Durante o AMA de 2019, que aconteceu no domingo (25), Billie apareceu com três looks diferentes. Em um deles, a artista apostou numa blusa grande com os dizeres: "Não há música num planeta morto". Nos discursos que fez na premiação, Billie citou o Music Declares Emergency, um grupo de artistas, organizações e profissionais da indústria fonográfica que estão preocupados com o futuro do meio ambiente e, consequentemente, do planeta e da raça humana.
A lista de artistas e bandas que apoiam o movimento é gigantesca. Só para citar alguns, temos Imogen Heap, Radiohead, Milky Chance, Robyn, The 1975, Alt-J, Hot Chip, Foals, Suede, Wolf Alice, entre outros.
O movimento Music Declares Emergency tem como princípio fundamental a filosofia de alertar e fiscalizar os governos de países que não estão cumprindo agendas com pautas climáticas. "Precisamos reverter a perda da biodiversidade, atingir emissões zero de gases efeito estufa até, no máximo, 2030", acreditam os músicos que participam do movimento.
Inspiração
Joe Henry, o cunhado supertalentoso de Madonna, supera câncer e lança canções que buscam 'humanidade' na música
Inspiração
Amadou e Mariam, o casal de cegos mais amado do planeta pop, têm o segredo para resistir e manter a doçura em tempos conturbados
Inspiração
Massive Attack lança projeto para reduzir a pegada de carbono da indústria fonográfica
Entretenimento
OutroEu: ‘A gente acostuma mas não acostuma, né?’, diz Guto, sobre surpresa de Sandy em show
Inspiração
Animal Band, banda espanhola que se apresenta apenas para animais, toca para cães adotados
Inspiração
Dave Mustaine, do Megadeth, recebe apoio do 'velho irmão' James Hetfield e dicas de Bruce Dickinson: 'Não vou deixar o câncer me vencer'