‘Black Swan’ do BTS: quem foi Martha Graham, coreógrafa genial homenageada pelo grupo de k-pop
Entretenimento

‘Black Swan’ do BTS: quem foi Martha Graham, coreógrafa genial homenageada pelo grupo de k-pop

A sexta-feira começou quente para os fãs do BTS. O dia do Army foi agraciado logo cedo pelo lançamento do novo clipe dos garotos de Bangtan, “Black Swan”. O vídeo é diferente de tudo o que o grupo já fez e foi inspirado por duas frases da grande coreógrafa americana Martha Graham (1894-1991): “O bailarino morre duas vezes — uma delas, quando para de dançar. E essa primeira morte é a mais dolorosa”. Reconhecida como uma das maiores coreógrafas de todos os tempos, Martha morreu em 1991, aos 96 anos, e trabalhou na dança até seu último dia de vida.

O nome de Martha, de talento indiscutível, era sempre associado aos grandes mestres de outras artes em seu tempo. Ela era tida para a dança como Picasso (1881-1973) era para a pintura, ou Stravinsky (1882-1971) para a música clássica. Aos 17 anos, teve o primeiro contato com a dança ao assistir uma performance de Ruth St. Denis em Los Angeles. Pouco tempo depois, começou a estudar na Denishawn School of Dancing and Related Arts, fundada por Ruth.

A coreógrafa e bailarina Martha Graham, em foto de 1933 / Foto: Getty Images
A coreógrafa e bailarina Martha Graham, em foto de 1933 / Foto: Getty Images

Ao longo de sua carreira, Martha sempre tentou traduzir, em movimentos corporais, a essência espiritual e emocional de cada um. A performance coreografada no vídeo é um exemplo disso — até pelo conteúdo da letra, cantada em coreano e inglês. Os meninos do BTS falam sobre as dificuldades de se manter focados sem perder a emoção naquilo que os move: a música, a dança.

Se não bastasse a clara referência a Martha Graham, o próprio nome da música é uma ode à dança.”Black Swan” (ou “Cisne Negro”, na tradução para o português) conversa com um dos balés mais conhecidos do mundo, “O Lago dos Cisnes”, composto por Tchaikovsky. Assim como o balé, a letra da música também fala sobre ser único em um mundo de iguais. "Faça o que você sabe", canta o BTS em inglês.

Lendas da dança: Mikhail Baryshnikov, Martha Graham, Rudolf Nureyev e Maya Plisetskaya, em 1987, em Nova York / Foto: Getty Images
Lendas da dança: Mikhail Baryshnikov, Martha Graham, Rudolf Nureyev e Maya Plisetskaya, em 1987, em Nova York / Foto: Getty Images

O vídeo de "Black Swan" já conta com milhões de visualizações no YouTube, mesmo sem a presença física dos astros do k-pop nele. Os bailarinos do clipe são da MN Dance Company, uma companhia eslovena de dança fundada no fim de 2008 pelos coreógrafos Michal Rynia e Nastja Bremec. A música é considerada a primeira faixa oficial “Map of the Soul: 7”, álbum com lançamento prevista para o dia 21 de fevereiro.

Uma curiosidade sobre famosa de Martha citada na abertura do vídeo é que no Brasil circula há décadas uma variação dela, com autoria atribuída ao craque Paulo Roberto Falcão, ex-Internacional, Roma e seleção brasileira (destaque no mítico time da Copa de 1982): "O jogador de futebol morre duas vezes. A primeira, quando para de jogar".

ASSISTA AO VÍDEO ARTÍSTICO DE ‘BLACK SWAN’ :

Tags relacionadas:
EntretenimentoBTSK-PopDança

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest