Bon Jovi, Def Leppard, Mötley Crüe... Conheça os dez álbuns fundamentais do glam — ou hair — metal
Entretenimento

Bon Jovi, Def Leppard, Mötley Crüe... Conheça os dez álbuns fundamentais do glam — ou hair — metal

O glam metal, também conhecido como hair metal, sleaze metal, e até pop metal, é um subgênero do heavy metal que combina elementos do hard rock, punk e música pop. Se popularizou durante os anos 1980 e início da década de 1990 graças a bandas que aderiram visuais extravagantes, exagerados e com cabelos esvoaçantes. Grupos como o Bon Jovi, Mötley Crüe, Poison, Def Leppard, Faster Pussycat e outros fizeram parte desse movimento.

Inspirados numa lista da "Rolling Stone", que conta com 50 discos essenciais dessa época, fizemos um apanhado dos dez álbuns fundamentais do glam metal. Abaixo, explicamos porque esses trabalhos se tornaram tão importantes para o movimento cultural. Veja:

10. 'Long Cold Winter', do Cinderella, de 1988

"Long Cold Winter" é o segundo álbum de estúdio do grupo Cinderella, lançado em 1988 pela gravadora Mercury. Destaca-se nesta lista por sua variada paleta instrumental que remete ao blues rock, sub-gênero popularizado por bandas dos anos 1970, como Rolling Stones, Aerosmith, Humble Pie, Bad Company e Deep Purple.

9. 'Too Fast for Love', do Mötley Crüe, de 1981

O álbum de estreia do Mötley Crüe, "Too Fast For Love", foi lançado em 10 de novembro de 1981 pelo selo independente da banda, Leathür Records. A capa do disco, um close dos quadris do vocalista Vince Neil, é uma homenagem a "Sticky Fingers", dos Rolling Stones.

8. 'Blow My Fuse', do Kix, de 1988

"Blow My Fuse" é o quarto álbum da banda Kix, Foi lançado em 1988 pelo selo Atlantic, o disco, com fortes influências de AC/DC, obteve sucesso, especialmente, graças à faixa "Don't Close Your Eyes", que alcançou a 11ª posição na paradas Hot 100, da Billboard.

7. 'Faster Pussycat', do Faster Pussycat, de 1987

O disco de estreia do Faster Pussycat, autointitulado, foi lançado em 1987 e alcançou a 97ª posição da lista dos 200 álbuns mais populares da Billboard e chegou a vender mais do que o primeiro trabalho do Guns N' Roses na época.. Destaca-se a canção "Don't Change That Song", que ganhou um clipe dirigido pelo mestre do filme B Russ Meyer. A banda aparece tocando músicas do álbum no documentário "The Decline of Western Civilization Part II: The Metal Years", de Penelope Spheeris.

6. 'Out of the Cellar', do Ratt, de 1984

Ecos, muitos ecos nos vocais. Essa é uma das principais características de "Out of the Cellar", álbum de estreia do Ratt em 1984. O disco venceu mais de 3 milhões de cópias só nos EUA, sendo o maior sucesso da banda — que nunca mais conseguiu lançar algo tão bom quanto.

5. 'Skid Row', do Skid Row, de 1989

Em 1989, o Skid Row lançou seu disco de estreia autointitulado. Alcançou o incrível feito de chegar à 6ª posição dos 200 discos mais escutados da Billboard. Destacam-se as faixas "18 and Life", "I Remeber You" e "Youth Gone WIld". Vendeu, nos EUA, mais de 5 milhões de cópias.

4. 'Shout at the Devil', do Mötley Crüe, de 1983

O segundo álbum do Mötley Crüe, "Shout at the Devil", foi divulgado no dia 26 de setembro de 1983. É, portanto, o sucessor de "Too Fast For Love" e, diferente do que acontece normalmente, fez o maior sucesso entre 1983 e 1984. A estética do disco foi inspirada nos filmes "Mad Max 2" (1981) e "Fuga de Nova York" (1981).

3. 'Slippery When Wet', do Bon Jovi, de 1986

Quando lançou "Slippery When Wet", de 1986, o Bon Jovi já era uma banda reconhecida mundialmente. É o terceiro álbum de estúdio da banda, e figura na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Vendeu 28 milhões de cópias em todo o mundo.

2. 'Look What the Cat Dragged in', do Poison, de 1986

"Look What the Cat Dragged in" é o álbum de estreia do Poison, lançado em 2 de agosto de 1986. Graças ao disco, conhecemos os hits "I Won't Forget You", "Cry Tough", "I Want Action", "Talk Dirty to Me" (trilha do jogo Guitar Hero III: Legends of Rock), além da faixa título. Recebeu certificação de ouro, platina e platina-dupla.

1. 'Hysteria', do Def Leppard, de 1987

O primeiríssimo lugar da lista é "Hysteria", quarto disco do Def Leppard. Lançado em 3 de agosto de 1987, o álbum também está entre os 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Vendeu mais de 20 milhões do cópias no mundo. Entre os sucessos, destacam-se "Pyromania", "Pour Some Sugar On Me" e "Love Bites". Foi o retorno do Def Leppard depois de cinco anos sem gravar.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest