Bono, The National e Pharrell gravam tributo à gatinha morta
Inspiração

Bono, The National e Pharrell gravam tributo à gatinha morta

"Sophie, sinto muito pelo seu gato", declara Matt Berninger, dono da poderosa voz do National, na faixa "Le Violon Blanc de Monsieur Souris". A canção faz parte do disco "Souris Calle", obra da artista conceitual francesa Shopie Calle, uma singela homenagem para sua gatinha Souris, morta em 2014. Além do National, muitos outros artistas participaram do projeto, como Bono Vox, Pharrell Williams, Michael Stipe, Laurie Anderson, Jarvis Cocker e Jean-Michel Jarre.

Lançado em outubro de 2018, o inusitado álbum traz 37 faixas em tributo ao bichinho de estimação de Sophie. A compilação está exposta na Galerie Perrotin, em Paris, como uma instalação artística. Lá, o disco ocupa uma galeria inteira e sua edição em vinil triplo está sendo vendida por 120 euros. Pelo menos dez dos 42 músicos recrutados para o disco conheciam “pessoalmente” o felino.

Curioso que o nome da gata, Souris, significa “rato”, em francês. Em entrevista ao "Wall Street Journal", Sophie explicou que a artista plástica e cantora Laurie Anderson escreveu uma canção para Souris e, assim, surgiu a ideia de compor o álbum. "Quando meu pai e minha mãe morreram, eu produzi projetos artísticos. Não faço isso por razões terapêuticas", contou a artista. "O disco é mais sobre sua ausência do que sobre a tristeza de perdê-la", completou.

Capa do disco 'Souris Calle', em homenagem à gata morta de Sophie Calle / Reprodução
Capa do disco 'Souris Calle', em homenagem à gata morta de Sophie Calle / Reprodução

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest