Brian May dá microconcertos pelo Instagram e toca com músico brasileiro em desafios com fãs
Entretenimento

Brian May dá microconcertos pelo Instagram e toca com músico brasileiro em desafios com fãs

O Queen anunciou terça-feira (31/3) o adiamento da turnê "The Rhapsody Tour" para 2021. "Vejo vocês lá? Todos os dedos cruzados", escreveu Brian May em seu Instagram. Mas o guitarrista vem usando sua página para atividades que fazem a alegria dos fãs: performances caseiras de músicas do Queen e de outras bandas. Ocasionalmente com interação, "duetos" e desafios. Um deles, parte do #dontstopusnowCHALLENGE , foi com um baterista brasileiro, Leo Freire, que toca desde 2015 com a banda nova-iorquina Wheatus.

A primeira referência que Brian fez à pandemia do coronavírus foi no post do dia 12 de março, e que homenageou Max von Sydow. O ator, que morreu no dia 8, interpretou o imperador Ming no filme "Flash Gordon", que tem trilha sonora do Queen. "Quanta alegria ele nos trouxe! Do tempo em que desastres globais eram apenas ficção científica", escreveu

Instagram URL not provided

Depois de publicar um vídeo cômico pedalando uma bicicleta ergométrica certamente usando o aplicativo que acelera a imagem — "Não se preocupe, pode parecer que estou sacudindo meu cérebro, mas não estou! Sinta-se livre para rir! Eu faço uma mistura de exercícios de baixo enquanto pedalo, incluindo flexões", ensina — decidiu criar algo mais musical para aparecer no canal. Ele iniciou os chamados "MicroConcertos", de mais ou menos 5 minutos de duração, onde toca músicas do Queen e de outras bandas influentes.

"Na minha sala de estar em casa - onde mais ?! Parece ser o lugar para realizar micro concertos para todo o mundo. Esse é um bom plano? Esta é a minha contribuição para o bem comum esta noite", disse na primeira transmissão.

Um dos vídeos com mais visualizações (408 mil) foi, como era de esperar, o que ele toca "Bohemian Rhapsody". "Para reproduzir o solo, o músico utilizou uma de suas guitarras signature Red Special, junto de um amplificador Vox Mini5 Rhythm, de 5w, gravando com uma câmera de celular iPhone", detalhou o site de fãs "Queennet". “Esse Vox é bem pequeno, mas faz muita coisa. Tem um seletor adorável que meio que te leva da década de 1970 até os dias de hoje”, descreveu Brian.

Brian May tocando uma Fender Stratocaster. Foto: Reprodução Instagram
Brian May tocando uma Fender Stratocaster. Foto: Reprodução Instagram

Para incentivar uma interação dos fãs além das curtidas e comentários, no dia 19, quando surpreendentemente tocou numa Fender Stratocaster, ele perguntou se alguém tinha algum pedido a fazer. Os fãs pediram de tudo, de "Yesterday", dos Beatles, "Purple Rain", do Prince, e até "Sweet Child O’ Mine", do Gun's N Roses.

Não se sabe se inspirado ou não pelo pedido do fã beatlemaníaco, Brian tocou alguns dias depois "You’ve Got To Hide Your Love Away", do álbum "Help!". “Sim, eu amo os Beatles ... eles ainda são para mim, em certo sentido, a Bíblia. Tudo o que aconteceu na era do rock and roll que me estimulou a entrar em ação veio realmente deles. Infelizmente, acho que o catálogo deles não tenha sido muito bem tratado. Quanta mágica você pode encontrar nas faixas dos Beatles, às vezes é uma espécie de luz na escuridão para mim”, derreteu-se pelo quarteto de Liverpool, desculpando-se ainda por não ter um violão no seu isolamento. "Então usei uma guitarra elétrica desligada (Gibson SG), para mim uma das mais bonitas de todos os tempos", comentou.

Instagram URL not provided

Em seu décimo concerto, o guitarrista escolheu outro clássico, dessa vez "(You’re So Square) Baby I Don’t Care", incluído no álbum "Jailhouse Rock", de Elvis Presley. Ele ensinou os acordes aos guitarristas iniciantes e relembrou que a música já havia sido tocada pelo Queen com Freddie Mercury. Foi em uma apresentação em Wembley, em julho de 1986. Brian tocou com uma réplica de sua Red Special e brincou, dizendo que a original estava fazendo seu próprio isolamento em outro local.

Intercalando com suas performances-aulas, Brian tem publicado simpáticos desenhos que fãs têm enviado para homenageá-lo. "Obrigado _seventhmoon_. Que desenho adorável, eu queria ter pelo menos a metade da beleza com que você me desenhou! Que grande talento você tem, estou honrado. Enquanto escrevo, estou exatamente nessa posição!", elogiou a arte.

Brian May em desenhofeito por fã. Foto: Reprodução Instagram
Brian May em desenhofeito por fã. Foto: Reprodução Instagram

A maior interação entre Brian e os fãs, no entanto, são os "duetos" que estão surgindo entre ele e músicos de todos os cantos do mundo. O próprio guitarrista incentivou as performances: "Se você publicar uma versão com overdubbed cantando ou tocando outro instrumento, me marca para que eu possa ver", sugeriu. E ele já começou a publicar alguns deles, estreando sábado (28/3) com o baterista brasileiro Leo Freire, que mora em Nova York. "Eu fiquei muito tocado com essa performance, foi bem além do que eu poderia esperar. Muito obrigado, @leofreiremusic. As possibilidades são infinitas!", elogiou.

Instagram URL not provided

Na conta de Instagram de Leo há outros vídeos de desafios musicais com Brian May. Em um deles, o inglês e o brasileiro levam "Bohemian Rhapsody". Além de baterista bastante requisitado para trabalhos fora do Wheatus, ele também é professor, desenvolvendo um trabalho com crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos.

Instagram URL not provided

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest