Bruce Springsteen vibra com filme baseado em suas canções, 'A Música da Minha Vida'
Entretenimento

Bruce Springsteen vibra com filme baseado em suas canções, 'A Música da Minha Vida'

"A Música da Minha Vida" ("Blinded By The Light", em inglês) é um filme da diretora britânica de origem indiana Gurinder Chadha, de 59 anos, inspirado na história real de Sarfraz Manzoor, autor do livro de memórias "Greetings from Bury Park: Race, Religion and Rock N’ Roll". O longa-metragem é mais um representante do gênero cinematográfico "junkebox movie", já que traz várias músicas de Bruce Springsteen em sua trilha sonora.

A produção recebeu o aval do cantor em 2010, como contou a diretora Gurinder ao site "JOE". "Bruce nos deu permissão para fazer o filme e usar suas músicas em 2010, durante a première em Londres do documentário sobre sua vida, 'The Promise: The Making of Darkness on the Edge of Town'", revelou ela. "Sarfraz, o autor do livro que inspirou o filme, estava no red carpet naquele dia e tentou contato com Bruce. Ele declarou que havia gente interessada em fazer um filme sobre o livro e Bruce disse: 'OK, parece bom. Fale com John (seu agente)'".

A diretora confessou que ficou nervosa com o resultado final de "A Música da Minha Vida", que estreia no Brasil em 19 de setembro. "Fiz o filme para Bruce. Não pensei em mais ninguém. Durante as filmagens, fui para Nova York, e ele estava se apresentando na Broadway. Nos encontramos para assistir a um trecho, e Bruce estava muito focado. Durante a exibição, ele sorriu e demonstrou aprovação. Ele ficou surpreso com o que viu", afirmou Gurinder.

O ator Viveik Kalra é o jovem Javed no filme 'A Música da Minha Vida', uma história real inspirada nas canções de Bruce Springsteen/Divulgação
O ator Viveik Kalra é o jovem Javed no filme 'A Música da Minha Vida', uma história real inspirada nas canções de Bruce Springsteen/Divulgação

Ao final da exibição, houve um momento de silêncio completo. Logo depois, Bruce se levantou e deu um beijo na diretora. "Ele me falou: 'Obrigada por interpretar meu trabalho de uma forma tão linda'. Eu me derreti toda", disse ela, enquanto comentava o trecho favorito do Boss de "A Música da Minha Vida". "Ele realmente amou minha interpretação de 'Born to Run'", contou.

Gurinder, uma grande fã de Bruce, se sentiu muito pressionada ao gravar a cena com a trilha de "Born to Run". "Foi uma das coisas mais estressantes que fiz enquanto diretora", desabafou. "Mas também foi fantástico, ainda mais porque ele amou. Bruce destacou ainda outros momentos, como quando usei 'Dancing in The Dark' e 'The Promised Land'."

A cineasta aproveitou para homenagear Clarence Clemmons (1942-2011), ex-saxofonista da E Street Band, grupo que acompanha Bruce, no filme. Para isso, ela usou o solo do músico na faixa "Jungleland".

"Nesse longa, queria que as músicas de Bruce casassem perfeitamente, como se elas fossem escritas especialmente para essa história", falou ela. "Não queria que parecesse um jukebox movie. Por isso, usei apenas as canções que casaram muito bem com a vida de Javed. Muitas outras que eu adoraria usar ficaram de fora."

"Jungleland" é, justamente, uma das canções favoritas de Gurinder. Ela considera a faixa extremamente "espiritual", e pediu permissão de Bruce para usar apenas o trecho com o solo de Clarence. "Não dá para cortar uma música de Bruce Springsteen sem avisar para ele antes, né?", brincou a diretora. "E tenho certeza que Clarence adoraria ver seu solo justamente numa cena chave do filme, que mostra um momento doloroso, mas político."

"A Música da Minha Vida" narra a história de Javed (Viveik Kalra), um jovem britânico descendente de paquistaneses que cresceu na cidade de Luton, na Inglaterra, em 1987. Para fugir dos dramas adolescentes e sociais da época, o garoto se refugiou na poesia e na música. O principal momento de virada do filme é quando Javed é apresentado por um colega de turma ao trabalho de Bruce Springsteen. A partir deste momento, ele encontra uma saída libertadora para a repressão.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest