BTS: números provam que o grupo de k-pop é tão popular quanto Taylor Swift e as principais estrelas pop nos EUA
Entretenimento

BTS: números provam que o grupo de k-pop é tão popular quanto Taylor Swift e as principais estrelas pop nos EUA

Para VMA de 2019, que acontece em 26 de agosto, a MTV anunciou uma nova categoria, especialmente voltada para artistas do k-pop concorrerem. A medida, entretanto, não foi vista com bons olhos pelos fãs do gênero. A emissora foi acusada de xenofobia e de querer boicotar grandes artistas do gênero, como o BTS que, goste ou não, já é tão famoso no mundo quanto estrelas do pop americano, como Taylor Swift e Billie Eilish. As provas estão nos números e indicadores de vendas de ingressos de shows, reproduções no streaming e faturamento com álbuns e singles físicos e digitais.

Considerada a maior boy band do momento, o BTS é formado por sete integrantes — Jin, Suga, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook —, que começaram a trabalhar juntos em 2013, após a criação do grupo pela gravadora coreana Big Hit Entertainment. Seis anos após o surgimento do septeto no mainstream, eles chegam a 2019 como os artistas mais bem pagos do gênero k-pop, bem como a boy band com maior faturamento no mundo. Segundo a "Forbes", no ano passado, o BTS fez US$ 57 milhões em receita bruta. No ranking dos artistas mais bem remunerados da revista, eles figuram na 43ª posição, ainda bem abaixo de Taylor Swift, a número 1 da lista, com receita de US$ 185 milhões.

BTS/Getty Images
BTS/Getty Images

No VMA de 2019, o BTS foi indicado em quatro categorias: artista de k-pop, melhor colaboração, direção de arte e coreografia. Os meninos, portanto, ficaram de fora dos principais prêmios da noite, que são a canção do ano, artista do ano e clipe do ano.

Os fãs do grupo ficaram especialmente irritados pelo BTS não ter sido incluído na categoria clipe do ano, dado que o single "Boys With Luv", um feat. com a cantora Halsey, quebrou o recorde do YouTube de vídeo mais assistido em 24 horas de lançamento. O trabalho audiovisual atingiu outra marca histórica na plataforma, pois alcançou 100 milhões de views em menos de dois dias, algo que ninguém antes conseguiu.

No VMA deste ano, concorrem ao clipe do ano os artistas Ariana Grande, Taylor Swift, Lil Nas X, Billie Eilish, Jonas Brothers e 21 Savage. Do início de 2019 até o dia 18 de julho, o BTS vendeu mais discos físicos nos EUA do que qualquer um desses indicados. As informações são da Nielsen Music ao site "MarketWatch". Em números, fica assim: BTS (573 mil álbuns), Billie Eilish (407 mil) e Jonas Brothers (297 mil). Taylor Swift e Ariana Grande não conseguiram alcançar a marca de seis dígitos, e Lil Nas X a de cinco. Já nos números de streaming de áudio e vídeo, o BTS fica atrás de todos esses artistas, mas mantém um bom número, com cerca de 2 bilhões de streams.

David Bakula, vice-presidente da Nielsen Music, disse ao "MarketWatch" que o BTS se tornou "muito mainstream" para não ser um concorrente dos principais prêmios da MTV. "A MTV está sendo injusta ou vendida. Porque o BTS certamente tem o alcance, o consumo e a popularidade de qualquer outro artista das principais categorias."

Até o momento, a emissora americana responsável pela premiação não se pronunciou sobre o caso.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest