BTS quebra recorde de Justin Bieber após mais de três anos no topo da parada Billboard de mídias sociais
Entretenimento

BTS quebra recorde de Justin Bieber após mais de três anos no topo da parada Billboard de mídias sociais

O Social 50 da Billboard é divulgado a partir de dados rastreados pela empresa de análise musical Next Big Sound e classifica os artistas mais populares no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Wikipedia. A metodologia do gráfico combina adições semanais de amigos, fãs e seguidores com visualizações e envolvimento da página do artista. Na última semana de rastreamento do gráfico, que terminou em 30 de janeiro, o BTS superou o recorde de 163 semanas no número 1 estabelecido por Justin Bieber.

De suas 173 semanas no Social 50 desde outubro de 2016, todas, exceto nove, foram em primeiro lugar. Desde então, o BTS tem permanecido no topo do ranking em todas as semanas desde 29 de julho de 2017.

BTS: 164 semanas em primeiro lugar no Social 50. Foto: Getty Images
BTS: 164 semanas em primeiro lugar no Social 50. Foto: Getty Images

Em seu mais novo recorde, o BTS ultrapassou o recorde de 163 semanas no número 1 de Justin Bieber. O cantor permaneceu no 1º lugar no gráfico por grande parte de sua vida antes da chegada dos sul-coreanos, acumulando uma quantidade significativa de semanas entre 2011 e 2017. Ele não liderou o Social 50 desde a lista de 22 de julho de 2017. Bieber mantinha o recorde de número de semanas desde março de 2011 e só aumentou desde então.

Mais semanas no #1 do Social 50:

BTS: 164
Justin Bieber: 163
Taylor Swift: 28
Miley Cyrus e Rihanna: 21
Ariana Grande, Adele, Lady Gaga e Psy: 11
One Direction: 8

Para o ranking de 8 de fevereiro, o BTS não relaxou para se manter no primeiro lugar. O grupo subiu em quase todas as métricas do gráfico, lideradas por um salto de 69% nas curtidas de páginas do Facebook (32 mil no total) e um aumento de 29% nas menções no Twitter (17,1 milhões) de acordo com os dados da Next Big Sound.

Números que resultam da promoção da nova música “Black Swan”, que estreou no 57º lugar na Billboard Hot 100 de 1º de fevereiro, e também da participação que o grupo fez na apresentação de “Old Town Road" ao lado de Lil Nas X e várias estrelasa cerimônia do Grammy.

Tal como está, o único registro importante do Social 50 ainda na mira do BTS envolve o maior número de semanas no gráfico em geral. E esse será um objetivo mais difícil de alcançar, já que ele estreou em 2016. Nessa categoria, o grupo fica bem atrás dos artistas como Rihanna, com 461 semanas, seguida por Lady Gaga (443), Bieber (437), Katy Perry (406) e Nicki Minaj (406).

Enquanto comemora mais um recorde, o BTS segue com a divulgação do novo álbum, "Map of the Soul: 7", que será lançado em 21 de fevereiro. Nesse domingo (2/2), foi divulgada a faixa solo de J-Hope "Outro: Ego". Uma música funky, típica do estilo contagioso do integrante, segue os lançamentos anteriores "Interlude: Shadow", de Suga, e o primeiro single do álbum, "Black Swan".

A nova música foi lançada em um videoclipe que faz referência à faixa de introdução do primeiro álbum do BTS, "2 Cool 4 Skool" de 2013. Ao longo da música e do vídeo - que incorpora muitos dos conteúdos visuais do BTS lançados anteriormente - o artista reflete sobre sua carreira e as decisões e dificuldades que enfrentou, incluindo a dicotomia entre sua persona de palco e sua identidade real, Jeong Ho-seok .

"Shadow" e "Ego" são dois elementos da psicanálise junguiana, apresentados no livro Jung's Map of the Soul, de Murray Stein, um livro associado à série de álbuns do BTS que começou com o "Map of the Soul: Persona", número 1 da Billboard 200 no ano passado.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest