'Buena Vista Social Club' dos cubanos, documentário 'Inna De Yard' mostra 'Velha Guarda' do reggae
Entretenimento

'Buena Vista Social Club' dos cubanos, documentário 'Inna De Yard' mostra 'Velha Guarda' do reggae

Ainda sem data de estreia no Brasil, o documentário "Inna de Yard", centrado em um quarteto de veteranos da música jamaicana reunidos como o coletivo de reggae que leva o mesmo nome, dirigido por Peter Webber — responsável por filmes de ficção como "Hannibal, o Origem do Mal", de 2007, e "Moça com Brinco de Pérola", de 2003 —, está sendo exibido na Europa desde junho. O filme do cineasta britânico, de 51 anos, foi recebido por críticos como o novo "Buena Vista Social Club", longa-metragem de 1999 do alemão Wim Wenders sobre músicos e cantores veteranos de Cuba."Inna de Yard" significa, em patois jamaicano, "no quintal".

Em entrevista ao "Guardian", Peter disse que é uma honra ter seu documentário comparado com "um dos filmes de música mais bem-sucedidos dos últimos anos". "Além do mais, sou fã de Wim Wenders. Então, acho ótima a comparação", aprovou ele, apontando, claro, as diferenças entre os dois longas. "Naquela época, o mundo em geral não tinha conhecimento maior sobre a música cubana. Então, foi também um momento de descoberta. Já meu filme é sobre reggae, que todos conhecem."

"Ah, e o filme de Wim é contado pelos olhos do guitarrista Ry Cooder. O meu é diferente, pois quis que a narrativa fosse feita pelos músicos locais. Meu papel é servir como um canal apenas para estruturar e organizar o projeto. Não queria ninguém fora da Jamaica falando sobre reggae", completou Peter.

No trailer de "Inna de Yard", um músico aparece dizendo que "alguns países têm diamantes, outros têm petróleo. Mas nós temos a reggae music". Isso seria uma fonte de riqueza? Para o diretor, sim e não.

"A música é uma fonte de cultura muito rica, mas isso não quer dizer que o artista por trás dela ganhará dinheiro com isso. Todos os músicos que entrevistei têm problemas com gravadoras. Eles fizeram mais grana viajando em turnês do que com discos", afirmou Peter.

"De alguma forma, essas pessoas continuam vivendo da arte, mesmo desconhecendo as leis, sendo passadas para trás, ou tendo que lidar com algumas dores e perdas durante a vida. Eu mesmo perdi meu irmão durante a produção do documentário. Para mim, fazer esse filme foi como um processo de cura."

Apaixonado por música e especialmente pelo reggae, que conheceu quando adolescente ouvindo o primeiro disco do Clash — ele cita a cover do jamaicano Junir Murvin, "Police and Thieves" —, Peter pontuou seus filmes musicais favoritos, todos clássicos do cinema reggaeiro: "Rockers", de 1978, "Balada Sangrenta", de 1972 (que fez o ritmo ganhar o mundo com Jimmy Cliff), "Babylon", de 1980, e "Countryman", de 1982.

Sobre a trilha sonora do documentário, obviamente é repleta de sucessos do reggae. Um faixa, no entanto, foi gravada especialmente para o filme de Peter Webber. O grande vocalista jamaicano Ken Boothe, 71 anos, regravando seu sucesso de 1974 "Everything I Own", composição original do americano David Gates, do grupo Bread (Boy George tirou casquinha desse hit, refazendo a canção em ritmo de reggae pop, em 1987). Ouça como ficou a nova versão de Ken abaixo:

Além de Ken Boothe, o Inna de Yard envolve outros grandes vocalistas como Cedric Myton (integrante do grupo The Congos, participou recentemente do álbum solo de Falcão), 72 anos, Kiddus I, (também percussionista, famoso por sua participação no filme "Rockers", de 1978), 74 anos, e Winston McAnuff, 62 anos, e mais convidados cultuadíssimos como o trio The Viceroys, Horace Andy, 68, e Judy Mowatt, 67, que cantou no grupo I-Three, acompanhando Bob Marley.

O Inna de Yard na verdade foi iniciado pelo selo francês Makasound ainda por volta de 2007, com gravações ao ar livre, cheias de informalidade, centradas no legendário guitarrista Earl "Chinna" Smith", 64 anos. Em 2016, a Filarmônica de Paris gravou com o coletivo, e no ano seguinte, veio o álbum "The Soul of Jamaica", com Chapter Two, envolvendo outros grandes nomes como Lloyd Parks.

Tags relacionadas:
EntretenimentoReggaeCinema

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest