Café Tacvba: banda mexicana chega aos 30 anos contrariando os esterótipos do rock
Entretenimento

Café Tacvba: banda mexicana chega aos 30 anos contrariando os esterótipos do rock

O Café Tacvba ficou famoso, ainda em 1989, por desafiar a estética do rock com sua fusão singular de ritmos e elementos da música tradicional de seu país, o México. O desafio, que no passado, era se destacar pela originalidade e pela inovação, segue ainda hoje, com nova faceta: derrubar os clichês comuns a um grupo que chega aos 30 anos de estrada.

Para o vocalista Rubén Albarrán, o quarteto — considerado pela "Rolling Stone" como o equivalente mexicano dos Beatles — faz 30 anos com "muita maturidade artística e musical", como definiu, em entrevista à agência France Presse. O grupo segue unido, apesar dos momentos difíceis. Perguntado se é "permitido" envelhecer no rock, Rubén achou graça e, depois, fez uma declaração filosófica.

"Suponho que, no melhor dos casos, envelhecer é o mesmo para um roqueiro, um cara que toca cumbia, um escultor e um advogado. A idade é uma flor muito bela que se abre em entendimento, em paz e harmonia", discursa o cantor, hoje com 52 anos. "Chegamos aqui com a alegria de quem continua a fazer o que gosta, não nos curvamos e acreditamos no nosso trabalho."

Cafe Tacvba mistura rock com elementos e ritmos folclóricos de seu país, o México/Getty Images
Cafe Tacvba mistura rock com elementos e ritmos folclóricos de seu país, o México/Getty Images

A banda, também formada pelos guitarristas guitarristas Joselo e Quique Rangel e o pianista Emmanuel del Realparece, foi batizada com o nome de uma cafeteria localizada no centro histórico da Cidade do México. Eles realizaram o primeiro show juntos em 27 de maio de 1989, num bar chamado El Hijo del Cuervo, na capital do país.

Passado três décadas de história, ritmos, tendências e modismos desapareceram, enquanto a música do quarteto segue firme, sem caducar. Por seu estilo único, eles construíram uma carreira sólida e bem-sucedida, reconhecida com um Grammy e sete Grammys Latinos, além de oito álbuns — entre eles, destacam-se "Re" (1994), "Avalanche de sucessos" (1996) e "Jei Beibi" (2017).

Para comemorar o aniversário de 30 anos, eles gravaram uma nova versão da série "MTV Unplugged" — que, para a sorte dos mexicanos, ainda existe naquele país! — e se preparam para viajar com uma turnê que passará por festivais de músicas e um megashow, em dezembro, na Cidade do México.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest