Carnaval carioca terá mulher como mestre de bateria pela primeira vez na história
Inspiração

Carnaval carioca terá mulher como mestre de bateria pela primeira vez na história

Publicidade

Thaís Rodrigues, de 30 anos, é a primeira mulher a assumir uma função carnavalesca historicamente delegada aos homens (pelo menos até agora!): a de mestre de bateria. Em decisão inédita, a moça ficará à frente dos 100 ritmistas da escola de samba Feitiço do Rio, que participa da Série E do carnaval do Rio. O desfile acontecerá no dia 9 de março, na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, na Zona Norte da cidade.

LEIA MAIS: Idealizadora da SIM São Paulo, Fabiana Batistela quer inserir mais mulheres no mercado da música

VEJA TAMBÉM: Tia Ciata foi a verdadeira heroína do nascimento do samba

Em entrevista ao jornal "Extra", Thaís explicou que passou a frequentar os ensaios da Acadêmicos da Rocinha em 2003, quando um tio a levou a um evento da escola, localizada no bairro de São Conrado, na Zona Sul. Lá, ela começou a dar os "primeiros passos" no chocalho e acompanhou os ritmistas, chamando a atenção do mestre de bateria local. Desde então, ela não deixa de desfilar no carnaval carioca. 

Para além da nobre função de comandar a bateria da Feitiço do Rio, a moça também é diretora de surdo na agremiação da Rocinha (Série A), e toca o surdo de terceira na Unidos da Tijuca (Grupo Especial). 

O surdo, aliás, pode chegar até 18kg. Por ser mulher, com 1,62m e apenas 50kg, Thaís relata que houve quem duvidou de sua capacidade de aguentar o instrumento na avenida. 

"Uma vez, quando ia gravar uma vinheta, fui pegar o surdo e alguém da produção perguntou se aquele era mesmo o meu instrumento. Normalmente acham que as mulheres só tocam chocalho ou tamborim e se espantam comigo. ‘Você, tão esmirradinha, tão magrela, toca o surdo?’. Hoje em dia eu não me incomodo mais. Simplesmente pego o instrumento e mostro o que sei fazer", disse ela ao "Extra". 

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest