CBGB, a meca do punk de NY, foi fundado no dia 10 de dezembro de 1973, e era um local conservador
Especial

CBGB, a meca do punk de NY, foi fundado no dia 10 de dezembro de 1973, e era um local conservador

O punk rock começou em Nova York. Muito antes dos Sex Pistols e do Clash, a cena nova-iorquina ditava as regras que seriam absorvidas pelos contemporâneos ingleses. Grupos como Ramones, Television, Richard Hell & The Voidoids, Talking Heads, Blondie e Patti Smith criaram a lógica do faça-você-mesmo, o rock cru e direto, levantaram as tendências políticas e até a estética visual que depois seria copiada pelos ingleses, que as lançariam para o resto do mundo. E a cena nova-iorquina orbitava ao redor de um bar que foi fundado no dia 10 de dezembro de 1973 e se tornou sinônimo do punk americano: o CBGB.

O que a maioria das pessoas não sabe é que o clube que viu os primeiros shows de todos aqueles artistas, começou como uma casa de rock tradicional, reunindo motoqueiros que gostavam de Country, Bluegrass e Blues (daí o nome do local). Como o dono do bar, Hilly Kristal, não se importava com bandas que tocavam outros tipos de som, ele abriu as portas para os primeiros shows de cada um dos grupos citadas no início deste texto. Ao perceber que o local estava indo melhor com o novo público, Kristal abraçou a causa punk.

E mais...

10/12/1949: Chegou a hora

Fats Domino grava suas primeiras faixas no estúdio da gravadora Imperial — uma delas, "The Fat Man", reforçaria seu apelido.


10/12/1965: A primeira vez

O grupo Grateful Dead toca pela primeira vez no auditório do Fillmore, em São Francisco, nos EUA, que mais tarde se tornaria um dos principais palcos de sua carreira — foi o segundo show da banda.

10/12/1967: Adeus ao soulman

Morre, aos 26 anos, o cantor de soul Otis Redding, num acidente de avião após fazer uma participação em um programa de TV na cidade de Cleveland, nos EUA. Além do cantor, também morreram no acidente quase todos os integrantes da banda Bar-Kays, com exceção do trumpetista Ben Cauley.

10/12/1971: A queda de Zappa

Ao tocar na primeira de suas apresentações no Rainbow Theatre, em Londres, na Inglaterra, o cantor e compositor Frank Zappa é empurrado para o fosso de orquestra pelo namorado ciumento de uma fã. A banda achou que ele tivesse morrido, mas felizmente sobreviveu — com fraturas no crânio, costelas e em uma perna. Ele teve de ficar em uma cadeira de rodas por seis meses após o acidente.

10/12/1983: 'All alone I sit home by the phone...'

Paul McCartney e Michael Jackson chegam ao topo das paradas de singles nos Estados Unidos com a colaboração "Say Say Say" — e lá ficam por seis semanas.

10/12/1999: 'We carried you...'

Morre o guitarrista Rick Danko, durante o sono, em sua casa em Woodstock, nos EUA. Ele era um dos integrantes da mítica The Band, que acompanhou Bob Dylan em seu período áureo.

10/12/2007: Volta de peso

O grupo inglês Led Zeppelin se reúne pela primeira vez em 19 anos na O2 Arena em Londres, como uma homenagem ao fundador da gravadora Atlantic, Ahmet Ertegun. Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones voltaram a tocar juntos com o filho do baterista original John Bonham, Jason, assumindo o papel do pai. O grupo tocou 16 músicas para 20 mil pessoas, entre elas nomes como David Gilmour, The Edge, Mick Jagger, Jeff Beck, Brian May, Peter Gabriel, entre outros.

10/12/2016: E o Nobel vai para...

Bob Dylan aceita o prêmio Nobel de literatura, mas não comparece à cerimônia, enviando apenas um discurso que foi lido pelo embaixador norte-americano na Suécia.

Parabéns

Os aniversariantes deste 10 de dezembro incluem o produtor John Hammond, que trabalhou com Bob Dylan, Bruce Springsteen e Leonard Cohen, entre outros (nascido em 1910 e morto em 1987), o guitarrista de blues Eddie "Guitar Slim" Jones (nascido em 1926 e morto em 1959), o baixista dos Buzzcocks Garth Smith (nascido em 1955), a cantora brasileira Cássia Eller (que nasceu em 1962 e morreu no ano 2001), o líder e guitarrista do Dinosaur Jr J. Mascis (nascido em 1965), o vocalista e guitarrista do Placebo Brian Molko (nascido em 1972) e a baterista dos White Stripes Meg White (nascida em 1974).

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest