CBGB, em Nova York, foi o berço do punk rock
Entretenimento

CBGB, em Nova York, foi o berço do punk rock

Hoje em dia, com a internet, fica muito mais fácil divulgar um trabalho, né? Não importa qual profissão você queira seguir, é só compartilhar um vídeo, foto, texto ou qualquer coisa relacionada ao que você faz e, com um empurrãozinho, tudo começa a dar certo. Mas vocês já pensaram como as coisas funcionavam anos atrás? Tudo era muito mais complicado, principalmente para quem queria montar uma banda. Numa dessas oportunidades, o clube Country, Bluegrass and Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers, popularmente conhecido como CBGB, surgiu e ajudou uma galera que queria ingressar na carreira da música.

O clube nasceu em Manhattan, Nova York, e inicialmente era um local mais voltado para shows de blues. Aos poucos, a partir de 1973, Hilly Kristal, proprietário do CBGB abriu as portas para bandas de punk e rock, recebendo shows de nomes como Television e Patti Smith. A partir daí, o lugar ficou conhecido como o berço do punk e faz parte da história de grupos icônicos mundialmente, como The Police, Ramones The Strokes, Sex Pistols, Nirvana, Red Hot Chilli Peppers, The Runaways e muito mais. Além disso, grupos brasileiros, como Planet Hemp, Ratos de Porão e Nação Zumbi, também fizeram sucesso por lá.

A história ficou tão conhecida que várias obras foram criadas em homenagem ao CBGB, como o livro "Mate-me Por Favor", escrito por Legs McNeil e Gilliam McCain, que mostra depoimentos de alguns personagens importantes para o sucesso do clube. Além de contar histórias engraçadas e até preocupantes, como o dia que o local fechou por conta das dívidas e inúmeras bandas se uniram para arrecadar dinheiro. Outra homenagem está presente no filme "CBGB - O Berço do Punk Rock", de 2013. Rupert Grint, o Ron Weasley de "Harry Potter", interpreta o guitarrista Cheetah Chrome, enquanto Ashley Greene interpretou Lisa Kristal e o empresário Terry Ork está na pele de Johnny Galecki.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest