‘Chernobyl’: como era a música pop na União Soviética dos anos 1980?
Entretenimento

‘Chernobyl’: como era a música pop na União Soviética dos anos 1980?

Assistir "Chernobyl" é um teste cardíaco e de estômago. Não é fácil resistir de pé ao caos e ao terror que a série retratam. Por outro lado, o sucesso da minissérie da HBO tem despertado curiosidade pela história e pela cultura consumida na União Soviética nos anos 1980. A música que fazia sucesso no país naqueles tempos pré-desastre era uma mistura de influências bastante curiosa.

Dado à censura da época, não era fácil lançar hits sem passar pelo crivo da administração estatal. Foi usando de disfarce, digamos, aeróbico, que um grupo de músicos soviéticos influenciados pelo funk, pela disco music e pela música eletrônica conseguiu lançar um álbum, "Aerobic Exercises", em 1984. O projeto para ajudar soviéticos a manter os exercícios em dia foi certificado por uma comissão de esportes do governo socialista. O trabalho foi um sucesso e deu origem a uma onda de gravações que uniam esporte à música.

A capa do álbum 'Aerobic Exercises': sucesso na Rússia soviética / Foto: Reprodução
A capa do álbum 'Aerobic Exercises': sucesso na Rússia soviética / Foto: Reprodução

Se você é interessado por música eletrônica, deveria largar o senso comum de DJs famosos dos Estados Unidos e da Europa Ocidental, e se aventurar em um dia de ginástica ao som do melhor da música eletrônica soviética oitentista:

Por outro lado, grupos como Forum sabiam unir as batidas eletrônicas aos vocais do pop daquela década. Ela foi considerada a primeira banda de synthpop da União Soviética. Ouvir o repertório do Forum é como voltar no tempo para quem viveu nos anos 1980. Ou, para os mais jovens, é um pouco como ouvir a trilha sonora de "Stranger Things".

Mais para o fim da década, o punk rock de grupos como o Zvuki Mu sacudiu o país. O grupo — cujo nome traduzido seria algo como "O som de Mu" — era liderado por Pyotr Mamonov, até hoje conhecido como uma das figuras mais excêntricas no meio artístico russo. Com doses altas de álcool e um estilo curioso de dançar, o músico transformou a banda em marco cultural.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest