Chuck D, do Public Enemy, trinta anos depois de 'Fight The Power', entra na Justiça em busca de seus direitos autorais
Entretenimento

Chuck D, do Public Enemy, trinta anos depois de 'Fight The Power', entra na Justiça em busca de seus direitos autorais

Líder do legendário Public Enemy, o rapper Chuck D, de 58 anos, está no meio de uma batalha judicial para recuperar os direitos autorais das músicas que criou com seu grupo de hip-hop, formado em 1982 em Long Island, em Nova York.

Segundo os documentos do processo, obtidos pelo site "TMZ" e pelo "The Blast", o músico alegou ter começado uma conversa com as editoras Reach Global Music e Terrordome Music Publishing em 2001, através de um homem chamado Michael Closter. Ele teria sido responsável por convencer Chuck a criar uma editora independente, que iria administrar os direitos autorais de seu trabalhos junto ao Public Enemy — incluindo aqueles feitos com a gravadora de hip-hop Def Jam durante os anos.

Acontece que, após assinar os papéis, Chuck "perdeu" 42% de seu catálogo, o equivalente a US$ 1 milhão. Ele, no entanto, só percebeu isso no começo deste ano. Agora, 30 anos depois da data que cantou na antológica faixa "Fight The Power", ele se vê obrigado a praticar o que pregou: "O que precisamos é de consciência, não podemos ficar distraídos/ Você diz: 'O que é isso?"/ Meu consagrado, vamos aos negócios/ Bem trabalhado na autodefesa mental/ Yo, atropela e invade o show/ Você tem que ir atrás do que sabe/ Pra fazer todo mundo ver/ Pra lutar contra os poderes investidos/ Deixa eu ouvir vocês dizerem/ Lute contra o poder".

No processo, o rapper infere que a editora fundada em parceria com Michael Closter criou registros falsos sobre seus direitos autorais. "Michael criou um plano complexo que envolvia, e ainda envolve, contratos inconcebíveis, transações ocultas, registros de direitos autorais fraudulentos e contas que não existem", diz Chuck D, que pretende obter de volta 100% dos seus direitos autorais. "Ele se aproveitou de mim."

Tags relacionadas:
EntretenimentoHip-HopRap

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest