Cientistas traduzem o pôr do sol em Marte através da música
Tecnologia

Cientistas traduzem o pôr do sol em Marte através da música

Cientistas britânicos conseguiram traduzir o pôr do sol em Marte através da música. Quer dizer, ao menos a sensação que ele traz.Domenico Vicinanza e Genevieve Williams, pesquisadores da universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, foram os responsáveis pelo estudo, feito com a ajuda de equipamentos e images da NASA.

A técnica adotada por eles, conhecida como "sonorização de dados", utiliza algoritmos de computador para atribuir a cada elemento um tom e uma melodia específicos. Assim, eles conseguem transformar uma imagem em música.

A harmonia suave da música, de pouco mais de dois minutos, é derivada das áreas escuras e claras do vídeo obtido pela NASA. Sons mais agudos, por exemplo, são derivados da intensa luz solar.

"A sonorização de imagens é uma técnica flexível para explorar a ciência e pode ser usada em vários domínios, desde o estudo de certas características de superfícies e atmosferas de planetas até a análise de mudanças climáticas ou a detecção de erupções vulcânicas", observou Vicinanza ao site "India Today".

A técnica de sonorização de dados também pode ser aplicada nos estudos da saúde humana, por exemplo, para auxiliar médicos a diagnosticarem exames de imagem, como raio-x, de uma forma mais dinâmica.

OUÇA ABAIXO A MÚSICA DO PÔR DE SOL DE MARTE

Tags relacionadas:
Tecnologia

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest