Cinco inéditas de Lou Reed vêm à tona após 40 anos, em disco de Nils Lofgren, guitarrista de Bruce Springsteen e Neil Young
Entretenimento

Cinco inéditas de Lou Reed vêm à tona após 40 anos, em disco de Nils Lofgren, guitarrista de Bruce Springsteen e Neil Young

Nils Lofgren, de 68 anos, é um guitarrista mundialmente conhecido por tocar na E Street Band de Bruce Springsteen, na All Starr Band, do ex-Beatle Ringo Starr, e no álbum "After the Gold Rush" (1970), de Neil Young. Como se não bastasse trabalhar ao lado dos caras mais respeitados do rock n' roll, ele também tem um carreira solo bem-sucedida, apesar de não tanto conhecida. Mas, desde abril deste ano, os ventos andam anunciando mudanças, afinal, não é todo dia que um artista lança um disco com canções escritas com Lou Reed (1942-2013) há 40 anos. Este privilégio é para poucos.

"Blue With Lou", lançado em 26 de abril de 2019, é um álbum de 12 faixas, das quais cinco são de parcerias entre Nils e Lou que ficaram mais de quarenta anos engavetadas. Em 1978, os dois se juntaram para compor e desse encontro nasceram 13 canções. Três delas estão em "The Bells", álbum de Lou Reed de 1979. Outras três estão em "Nils', também de 1979.

Em 1995 e 2002, o guitarrista gravou mais duas canções da parceria, restando, efetivamente, cinco faixas. Elas pegaram poeira durante muitos anos antes de, finalmente, virem a luz do sol. "Sempre esperei que Lou me ligasse para que a gente terminasse o resto das músicas. Mas obviamente isso não aconteceu, pois ele faleceu em 2013", disse Nils ao site da revista "Guitar World".

"Blue with Lou" foi produzido em dois anos, mas boa parte das músicas foi pensada há 41 anos. Talvez, por isso, Nils tenha ficado com tantas referências da época na cabeça, como Elvis Presley (1935-1977), Ray Charles (1930-2004) e Ricky Nelson (1940-1985).

Quem apresentou Nils a Lou foi o produtor Bob Ezrin. Eles começaram a trocar fitas cassete e, um belo, dia Lou ligou para Nils às 4h30min com todos os ajustes que havia feito. "Esse trabalho caiu como uma luva para ele, que na época estava em busca de inspirações", declarou o guitarrista, que não tem uma canção favorita de "Blue With Lou". "Estou feliz que, finalmente, o disco esteja disponível para todos."

Falando sobre seus projetos paralelos, além da carreira solo e do trabalho na banda de Bruce Springsteen, Nils disse que se sente "honrado e inspirado" de ter a oportunidade de tocar com Ringo Starr e Neil Young. "Isso me permite voltar revigorado para meu próprio trabalho solo", garantiu ele, uma fã de rock n' roll graças aos Beatles, e da guitarra Stratocaster, da Fender.

Nils Lofgren ao lado do chefe Bruce Springsteen/Getty Images
Nils Lofgren ao lado do chefe Bruce Springsteen/Getty Images

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest