Citizen DJ: Biblioteca do Congresso dos EUA libera arquivo gigantesco de sons sampleáveis para uso gratuito
Entretenimento

Citizen DJ: Biblioteca do Congresso dos EUA libera arquivo gigantesco de sons sampleáveis para uso gratuito

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos disponibilizou uma ferramenta on-line gratuita que dá acesso a um enorme arquivo de músicas e gravações de voz isentas de royalties. Batizado de Citizen DJ, o projeto de conteúdo está disponível inicialmente em versão beta e será lançado oficialmente no final do ano. Samplear gratuitamente beats, trechos de música, de filme ou de discurso será possível a partir de um processo muito simplificado.

Artistas e produtores terão acesso a um material tão extenso que pagar ou pedir autorizações para incluir samples em suas músicas vai virar prática reservada a demandas muito específicas.

Uma das telas com opções de mixagem do acervo da Biblioteca do Congresso. Foto: Reprodução
Uma das telas com opções de mixagem do acervo da Biblioteca do Congresso. Foto: Reprodução

O criador do projeto, Brian Foo, diz que se inspirou na estética dos discos de hip-hop da era de ouro, como "Fear of a Black Planet", do Public Enemy. E é justamente essa sonoridade que ele espera resgatar, já que esse estilo de produção de hip-hop se tornou muito caro nos últimos anos por causa de questões envolvendo direitos autorais.

Os áudios de domínio público vêm para tornar viável essa criação. "Esperamos que uma nova geração de produtores e artistas possa inventar novos sons e conectar ouvintes a materiais, culturas e história sonora que, de outra forma, poderiam permanecer escondidos do público", disse ele à "Music Tech".

No site do Citizen DJ, os interessados têm à disposição seis coleções, como "Inventing Entertainment", com 341 filmes, 81 discos e outros materiais do acervo da Edison Companies. Na "The Joe Smith's Collection", há 378 segmentos de áudio e 4.096 trechos curtos sampleáveis de entrevistas que o executivo fez com 200 celebridades e doou para a biblioteca em 2012. Imagine um sample com a voz de Barry White, por exemplo? Tem dois, extraídos de uma entrevista do cantor de 1987!

Outra coleção para deixar qualquer músico louco é a "Variety Stage Sound Recordings and Motion Pictures". São 77 áudios e 4.096 trechinhos retirados de 61 filmes feitos entre 1897 e 1920. O acervo dá a opção de fazer o download das amostras individualmente ou como pacotes, contendo milhares de áudios. E ainda redireciona para a página da biblioteca se o interessado quiser ouvir o material original completo e obter todas as informações técnicas.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest