Com recorde de downloads, TikTok tem papel importante na popularização de músicas indie
Entretenimento

Com recorde de downloads, TikTok tem papel importante na popularização de músicas indie

Não é de hoje que o TikTok tem impulsionado anônimos em suas carreiras musicais. O aplicativo de vídeos curtos, na maioria das vezes envolvendo música, foi o responsável por alavancar Lil Nas X ao estrelato, por exemplo, e não só isso: ele tem ajudado a colocar músicos em busca de uma carreira nas paradas de sucesso. Atualmente, o TIkTok tem cerca de 800 milhões de usuários ativos, que já popularizaram artistas como Arizona Zervas e Ant Saunders.

Tudo isso porque o aplicativo usa um sistema bastante democrático no compartilhamento de conteúdo. Com um feed que não “vê” número de seguidores, basta seu conteúdo chamar atenção para ter a possibilidade de viralizar — mesmo que só seu melhor amigo te siga. Falando especificamente de música indie, aqui vão exemplos de faixas que ficaram famosas graças ao TikTok.

‘Chinese New Year’, SALES

A banda formada por Lauren Morgan e Jordan Shih teve a música “Chinese New Year” viralizada no começo de 2019, mesmo tendo sido lançada em 2015. No TikTok, foi usada pelos usuários para gravar vídeos em que eles correm para algum lugar no quadro e começam a dançar no refrão.

‘Homage’, Mild High CLub

O grupo de pop psicodélico Mild High Club já diz no nome que "Homage" é uma homenagem. A cortesia, por assim dizer, é por conta da progressão de acordes da música. No TikTok, a canção estourou em fevereiro de 2020 em vídeos de POV, montagens e até tutoriais de beleza.

‘Can I Call You Tonight?’, Dayglow

A música foi lançada em 2018, mas tomou o TikTok em 2019. Com quase 20 milhões de visualizações no YouTube, a faixa de Sloan Struble, nome verdadeiro de Dayglow, se tornou uma das queridinhos para os vídeos chamados de POV (abreviação de “point of view”, em inglês, “ponto de vista”, na tradução). “Can I Call You Tonight” é leve, despretensiosa e nostálgica, uma receita ideal para o TikTok.

‘Tungs’, The Frights

“Tungs”, de The Frights, não é exatamente indie, mas tem traços do gênero. A letra fala sobre estar atrás de um interesse amoroso. A faixa se tornou popular por volta de outubro de 2019.

‘New Flesh’, Current Joys

Nicholas Rattigan assume sua carreira musical sob o nome de Current Joys. A música “New Flesh”, lançada há anos, acabou se tornou muito popular na metade de 2019 graças ao TikTok. Assim como a música de Dayglow, “New Flesh” se tornou recorrente em vídeos de POV.

O TikTok e a sua versão chinesa, o Douyin, atingiram a marca de dois bilhões de downloads do aplicativo. É o primeiro app que ultrapassa a marca, além daqueles sobo guarda-chuva do Facebook (Messenger, WhatsApp e Instagram). Alguns aplicativos do Google também já ultrapassaram essa marca, mas os números incluem aqueles pré-instalados em telefones e tablets com sistema operacional Android. O primeiro trimestre de 2020 foi o melhor da companhia desde 2017: foram 315 milhões de downloads. Antes, o recorde havia sido de 205.7 milhões no último trimestre de 2018.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest