Como a música desperta tantas emoções? Estudo de universidade californiana investiga
Entretenimento

Como a música desperta tantas emoções? Estudo de universidade californiana investiga

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia estavam especialmente interessados em entender porque a música desperta tantas emoções nas pessoas. Por que as pessoas choram ao ouvir certas canções, mesmo que não seja baladas sentimentais? Ou, por que nos sentimos mais dispostos e alegres quando escutamos algo como "Don't Stop Me Now", do Queen? A resposta está na ciência, ou melhor, dentro do nosso cérebro.

O córtex auditivo humano fica numa área superior do lobo temporal conhecida como giro de Heschl. Quando escutamos a uma música, e ela nos causa alguma reação ou sentimento, esse local se "acende" como pisca-piscas em uma árvore de Natal. Os cientistas, então, queriam entender quais eram os componentes musicais capazes de "ativar" essa área.

Os pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia utilizaram inteligência artificial para encontrar a resposta. Eles também realizaram testes focando nas reações neurais (como o cérebro reage), fisiológicas (como o corpo reage) e emocionais. Para isso, selecionaram 74 tipos de músicas diferentes.

O resultado do estudo concluiu que a dinâmica das músicas, isto é, o ritmo e o timbre, são os responsáveis por "ativarem" o giro de Heschl. Outro fator capaz de "acender" as luzes do cérebro é a entrada de novos instrumentos numa canção, como é feito em composições de música clássica.

Ao site "Neuroscience News", o líder da pesquisa, Tim Greer, disse: "Se uma música for muito barulhenta o tempo todo, não haverá muita variação nas emoções e nas pulsações. Por isso, a experiência cerebral não será tão poderosa quanto poderia".

Em 2017, a mesma equipe liderada por Tim descobriu que certos tipos de pessoas estão mais inclinadas a se arrepiarem com músicas do que outras. Isto acontece, em princípio, devido a diferenças estruturais no cérebro. Portanto, se você não chora a ouvir "I Will Always Love You", da Whitney Houston, pode ficar despreocupado. Não há nada de errado com você.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest