Como a trilha sonora de videogames pode afetar o seu desempenho
Tecnologia

Como a trilha sonora de videogames pode afetar o seu desempenho

Boa parte da diversão proporcionada por jogos eletrônicos também se deve aos efeitos sonoros e melodias que os acompanham. Segundo Karen Collins, pesquisadora de som e música em mídias interativas, PhD e professora associada do Departamento de Artes Comunicacionais da Universidade de Waterloo, no Canadá, trilhas sonoras de jogos podem contar sobre o cenário, ter um papel emocional na trama ou apenas servir como plano de fundo sonoro para os acontecimentos.

Apesar de ainda não haver estudo suficiente sobre os efeitos psicológicos de sons de jogos de videogame nos usuários, esses elementos podem “aumentar a frequência cardíaca e o entusiasmo (medido pelas respostas involuntárias da pele ou pelo suor das mãos)”, como explica Karen. Em uma de suas pesquisas, ela e a equipe descobriram que músicas de máquinas caça-níqueis podem inclusive gerar sensações ilusórias em quem as utiliza. “As melodias desses jogos fazem o jogador reagir como se estivesse ganhando quando não está”, explica. “Essas canções também podem ser manipuladoras em jogos que não são de azar”.

Já percebeu que nos níveis de chefe a música costuma ficar mais acelerada e tudo parece mais caótico? Então… isso é proposital. “Muitas vezes, a melodia pode te ajudar a se concentrar (como em jogos de direção onde você entra no ritmo e sente tudo com mais suavidade), mas também pode aumentar a distração”, diz Karen. “Isso tende a contribuir com o que chamamos de ‘esforço cognitivo’: quando é difícil se concentrar em algo por haver outros estímulos externos”. Ou seja: se você desligar a música em uma fase mais complexa, talvez fique mais fácil de passar por ela.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest