Como 'All I Want for Christmas Is You’, de Mariah Carey, alcançou o topo da 'Billboard' depois de 25 anos
Entretenimento

Como 'All I Want for Christmas Is You’, de Mariah Carey, alcançou o topo da 'Billboard' depois de 25 anos

Para Mariah Carey, a temporada de Natal deste ano começou logo após a noite de Halloween. Mais precisamente, assim que o relógio deu meia-noite. Num vídeo fofo publicado em seu Twitter, a cantora adormece com um look mais sombrio e acorda usando um pijama de bichinhos, atendendo a uma ligação de Papai Noel. "Está na hora", grita, animada, para começar mais uma temporada de "All I Want For Christmas Is You", sua famosa canção natalina lançada há 25 anos. Ao longo dos anos, a música se tornou um dos maiores hits natalinos nos Estados Unidos e no mundo, mas nunca havia alcançado o topo da "Billboard" — até agora.

Nesta semana, Mariah conseguiu colocar a faixa, pela primeira vez, no topo do "Hot 100" da publicação americana. Lançada em 29 de outubro de 1994, ela levou quase três décadas para chegar à posição e se tornou a música que mais tempo levou para isso. "All I Want For Christmas" também se tornou a primeira faixa de Natal a liderar o ranking desde "The Chipmunk Song" há 60 anos.

Mariah Carey fez espetáculo de Natal com lotação esgotada no Madison Square Garden. Crédito: Getty Images
Mariah Carey fez espetáculo de Natal com lotação esgotada no Madison Square Garden. Crédito: Getty Images

Esse é o primeiro número 1 de Mariah desde 2008 e o 19º no geral — apenas um a menos do que os Beatles, os recordistas de maior número de entradas no topo. Todos os anos, quando dezembro se aproxima, a música apresenta um crescimento de reproduções. Porém, nos últimos anos, esse ciclo se tornou mais forte graças à mudança nos hábitos dos ouvintes. Com o advento do streaming e com o impacto das playlists de fim, além de, é claro, uma forcinha do marketing, ficou mais fácil para Mariah conquistar o feito, que bateu na trave de acontecer em 2018. Atualmente, números de reproduções nas plataformas de música e no YouTube contam para o ranking. Apesar disso, não se pode esquecer que a canção tem seus méritos, principalmente por ter modernizado o tradicional estilo da música natalina feito até então pela indústria do pop.

Mariah, em uma entrevista, disse não dar importância ao fato de alcançar o primeiro lugar das paradas. "É algo que vem dos meus fãs obstinados. Mas não preciso de mais nada para validar a existência dessa música. Eu sei que é brega e não me importo", afirma. "Existem os clássicos com os quais todos cresceram e depois há as reinterpretações ou inéditas. Mariah vive no ponto ideal de ambos com essa joia pop simples e direta", disse Dave Bakula, analista sênior da Nielsen Music, ao New York Times.

Desde 2014, Mariah faz uma série de shows de Natal ancorados pelo hit. No domingo, ela esgotou o Madison Square Garden, apresentando "All I Want For Christmas" como um bis de longa data cercado por onze árvores de Natal, um coral gospel, seus dois filhos, explosões de falsas neve e, obviamente, Papai Noel "em pessoa".

No mês passado, para o 25º aniversário do álbum "Merry Christmas", do qual a faixa faz parte, a gravadora Sony relançou uma edição deluxe com quatro interpretações diferentes de seu single de maior sucesso.

E tem mais. Embora a versão do YouTube do videoclipe da música tenha 600 milhões de visualizações desde 2009, um novo corte com imagens de arquivo foi adicionado este ano, após um trecho em preto e branco de 2016. Todos entram para o gráfico da "Billboard" para contabilizar a posição da música.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest