Como descobrir novas músicas depois dos 30
Inspiração

Como descobrir novas músicas depois dos 30

Uma recente pesquisa encomendada pelo Deezer indicou que as pessoas, de maneira geral, param de descobrir novas músicas quando completam 30 anos e seis meses. Ou seja, ao atingir três décadas de existência, nosso gosto musical congelaria e passaríamos a ouvir sempre as mesmas canções, sem nos empolgarmos com novas empreitadas musicais.

Para evitar a "paralisia musical", listamos algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar que os cérebros dos aficionados por música congelem no tempo (melódico ou chronos). Afinal, não se pode permitir que a idade seja um limitador de novas descobertas sonoras, não é mesmo?

ABUSE DO SHUFFLE

Os aplicativos de streaming e o bom e velho YouTube permitem um mundo de descobertas. Playlists específicas, canais de sessions, rádios online. A internet oferece um enorme catálogo de oportunidades para não nos entregarmos ao destino da paralisia musical. Repita com a gente: jamais seremos velhos para ouvir novos sons.

CONTE COM UMA AJUDINHA DOS AMIGOS

Afinal, é para isso que servem as amizades: para nos dar conselhos e ensinamentos sobre os mais variados temas, o que pode - e deve - incluir a troca de conhecimento musical. Do indie ao rock, da MPB à música contemporânea japonesa. Amigos sempre terão indicações de algo que você ainda não ouviu.

ABRA SEU LEQUE LINGUÍSTICO

Abaixo à anglo-dominação da música! Passear pela cultura de outros países pode te fazer descobrir gostos peculiares por sons cantados em francês, tcheco, coreano e dos mais variados dialetos que existem por esse mundo afora. Se permita!

MERGULHE NAS REFERÊNCIAS

Todo mundo que virou "alguém" no mundo da música tem outros artistas como influência. Vá atrás deles. Ouviu uma cover legal? Pesquise sobre a versão original. Se duvidar, você pode acabar gostando até mais daquilo que já ouve a partir daqueles que os inspiraram.

APRENDA UM INSTRUMENTO

Para entrar de cabeça, pescoço e corpo inteiro na imersão musical. Dos instrumentos clássicos aos de "banda", tente aprender um pouco de música na prática. A internet hoje oferece uma vasta lista de tutoriais gratuitos, aplicativos e vídeos, que te ensinam a tocar desde o violão ao fagote.

VÁ A SHOWS MESMO SEM SABER O QUE ESPERAR

Ir ao show da sua banda favorita pode ajudar a conhecer algo parecido com o que ela toca. Principalmente quando falamos de festivais. Há sempre uma banda de abertura, um ato inicial, alguém que você nunca tenha ouvido antes e que pode te fazer acordar para um novo som semelhante ao seu gosto musical. Em tempos de streaming, nada como uma boa música ao vivo.

MUDE DE OPINIÃO

O preconceito não tem vez em nenhuma esfera social. Muito menos na música! Gosta de rock? Tente ouvir um pop! Curte um sertanejo? Por que não experimentar uma música clássica? Não é possível que absolutamente nada vá te agradar. Hora de fazer descobertas nunca antes imaginadas.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest